Municípios

34 aves são apreendidas e 16 pessoas detidas em torneio de canto de pássaros em Alagoas

Aves estavam sem a utilização de anilhas sob registro no IBAMA, como também a identificação de aves com anilhas falsificadas ou adulteradas

Por Redação com Cada Minuto 20/09/2021 14h02 - Atualizado em 20/09/2021 15h03
34 aves são apreendidas e 16 pessoas detidas em torneio de canto de pássaros em Alagoas
A falsificação de anilhas constitui uma espécie de crime de falsificação de documento com pena de reclusão de 2 a 6 anos, previsto no art. 296, § 1º, Inciso I, do Código Penal - Foto: Reprodução

No último domingo (19), dezesseis pessoas foram detidas para prestar esclarecimentos e 34 aves foram apreendidas, durante um flagra da Polícia Federal em Alagoas.

Diversas irregularidades foram registradas durante um torneio de canto de pássaros que foi realizado na Barra de São Miguel, no Ginásio Poliesportivo Joé Matias, Praia das Conchas, localizado no Centro do município de Barra de São Miguel, interior alagoano.

Em conjunto com as fiscalizações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Alagoas a PolÍcia Federal, foram constatadas diversas irregularidades, principalmente quanto a presença de aves sem a utilização de anilhas sob registro no IBAMA, como também a identificação de aves com anilhas falsificadas ou adulteradas.

Ao todo, 16 pessoas foram conduzidas para a Superintendência Regional da PF/AL para prestar esclarecimentos.

Quanto aos animais, 34 aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA. Elas serão submetidas a exame pericial nas anilhas com apuração dos resultados em Inquérito Policial que será instaurado na PF em Alagoas.

A falsificação de anilhas constitui uma espécie de crime de falsificação de documento com pena de reclusão de 2 a 6 anos, previsto no art. 296, § 1º, Inciso I, do Código Penal.