Municípios

Nova Unidade de Pronto Atendimento será inaugurada em Maceió nesta segunda (20)

Nova UPA terá 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência

Por Redação com Secom AL 17/09/2021 11h11 - Atualizado em 17/09/2021 12h12
Nova Unidade de Pronto Atendimento será inaugurada em Maceió nesta segunda (20)
Divulgação - Foto: Thiago Duarte

Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será inaugurada no bairro Cidade Universitária, na parte alta de Maceió, nesta segunda-feira (20). Unidade será entregue à população às 10h pelo governador Renan Filho (MDB-AL) e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Situada no Conjunto Santa Maria, a nova UPA tem capacidade para atender 10.500 usuários por mês, recebeu um investimento de R$ 6,4 milhões.  O governo espera que a unidade contribua para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE).

Em outubro, também será inaugurada uma nova UPA no bairro de Jaraguá, em Maceió. Governo do estado espera dez novos hospitais em Alagoas até 2022.

O Governo do Estado entregou quatro UPAs e está fazendo mais três: essa do Jaraguá, uma outra no Cidade Universitária, na parte alta da capital, e uma terceira nas imediações da orla lagunar, na Chã da Jaqueira, de maneira que atenderemos toda a capital”, disse Renan Filho durante a inspeção.

A UPA do Cidade Universitária é do tipo III: terá 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência, e vai contar com serviço de classificação de risco, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de Raios-X, eletrocardiograma e sala de nebulização.

O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, destacou: “Estamos realizando um grande esforço para ampliar a rede de atendimento hospitalar e pré-hospitalar em Alagoas. Com mais UPAs, os alagoanos terão mais portas de urgências em localidades estratégicas”.