Municípios

Téo Higino é eleito o novo prefeito de Campo Grande com 9 votos de diferença

Eleição suplementar de Campo Grande foi necessária após o último prefeito eleito, Arnaldo Higino, ter a chapa cassada

Por Redação com G1 13/09/2021 07h07 - Atualizado em 13/09/2021 07h07
Téo Higino é eleito o novo prefeito de Campo Grande com 9 votos de diferença
Téo Higino, novo prefeito de Campo Grande - Foto: Reprodução

Com uma diferença de 9 votos, Téo Higino (Republicanos) foi eleito como novo prefeito da cidade de Campo Grande nesse domingo (12). O resultado surpreendeu aos morados porque em análises todos contavam com a vitória de Cícero Pinheiro (MDB).

O novo prefeito foi escolhido em eleição suplementar do município. Ele teve 3.270 votos, o que corresponde a 49,83% dos votos válidos, contra 3.261 de Cícero Pinheiro (MDB), 49,70%.

Maria Inês Correia (PSD) também estava concorrendo ao cargo e teve apenas 31 votos (0,47%).

Mais de 8 mil eleitores foram às urnas neste domingo para eleger o novo prefeito da cidade em quatro locais de votação e 27 seções eleitorais. Dos 8.194 eleitores aptos a votar, 6.825 compareceram e 1.369 não foram votar (16,71% de abstenção).

O resultado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) por volta das 20h. A votação começou às 7h e foi concluída às 17h. Os idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção tiveram prioridade nas filas.

O novo pleito foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro de 2020 após o pleno indeferir o registro de candidatura de Arnaldo Higino (PP), prefeito reeleito no município, por improbidade administrativa.

Arnaldo Higino tinha recebido 51,40% para ser reeleito, mas foi condenado por ato doloso e teve a candidatura indeferida

Auditoria das urnas eletrônicas

Durante a eleição suplementar neste domingo, houve auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e de verificação de autenticidade e integridade dos sistemas nelas instalados.

Uma comissão formada por representantes do TRE-AL, do Ministério Público Federal (MPF-AL) e Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL) acompanhou todos os trâmites da eleição.