Municípios

Cuidados contra proliferação de focos do Aedes Aegypti são intensificados na capital

Dados apontam que números de casos da doença aumentaram

Por Redação com Prefeitura de Maceió 12/09/2021 11h11 - Atualizado em 12/09/2021 17h05
Cuidados contra proliferação de focos do Aedes Aegypti são intensificados na capital
Equipes continuam com inspeções em domicílios e estabelecimentos - Foto: Reprodução/Ascom SMS

A Semana Epidemiológica 35 – que compreende o período de 29 de agosto a 04 de setembro – registrou um aumento de 42,92% no número de casos de dengue em relação ao mesmo período de 2020, e por conta disso, é essencial que as ações de combate a doença sigam sendo fortalecidas.

Pensando nisso, as equipes de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguem intensificando as ações de campo e visitas domiciliares por toda Maceió, reforçando a prevenção e controle da proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti. Nas últimas semanas, foi registrada uma certa alternância entre períodos chuvosos ou de muito calor, o que favorece o aumento do número de casos de dengue na Capital.

As equipes seguem inspecionando as residências, orientando os moradores, coletando larvas e realizando o tratamento focal nos locais de infestação. Mas esse trabalho precisa ter a seu favor o esforço de cada cidadão em se manter alerta dentro do próprio ambiente familiar, para descartar os recipientes que possam acumular água, eliminando o risco de transmissão dessas arboviroses transmitidas pelo mesmo mosquito”, afirma a gerente das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico.

O movimento de crescimento do número de casos também foi constatado durante a análise dos dados relacionados à Zika. Até a 35ª semana deste ano, foram notificados 46 casos suspeitos. Desse total, 21 casos do número de casos de dengue na Capital. Com relação ao mesmo período de 2020, quando foram notificados 35 casos, houve um aumento de 23,91%.

Em contrapartida, os números referentes à notificação de casos de Chikungunya têm se mantido em redução. Em 2020, foram notificados 66 casos da doença, contra 55 casos suspeitos este ano – 37 deles confirmados – correspondendo a uma queda de 16,6%.

É fundamental que a população esteja consciente de seu papel e possa – ao menos com a inspeção de seu domicílio a cada 15 dias – colaborar com o poder público para a redução da transmissão dessas arboviroses, em especial, da dengue. Qualquer recipiente que possa acumular água precisa ser eliminado. É esse o apelo que fazemos”, reforça Carmem.