Municípios

Ação retira 150 toneladas de resíduos da Lagoa Mundaú, em Maceió

A segunda edição do Projeto Lagoa Limpa foi batizada de “Pinto com Sururu: Frevo na Lagoa Mundaú”

Por Redação com Prefeitura de Maceió 12/09/2021 11h11 - Atualizado em 12/09/2021 17h05
Ação retira 150 toneladas de resíduos da Lagoa Mundaú, em Maceió
Mais de 100 pessoas participaram da ação de limpeza da Lagoa - Foto: Reprodução/Ascom Sudes

Em uma ação conjunta entre a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), nesse sábado (11), foram retirados 150 toneladas de resíduos da orla lagunar e no mangue que é encontrado na Lagoa Mundaú, no bairro do Vergel do Lago.

A segunda edição do Projeto Lagoa Limpa foi batizada de “Pinto com Sururu: Frevo na Lagoa Mundaú”, e concluiu seu objetivo: a conscientização ambiental da população, garantindo assima preservação do ecossistema e fonte de renda para diversas famílias que vivem da pesca na região.

Foram utilizadas 25 canoas e mais de 100 pessoas entre agentes de limpeza, servidores do Município, integrantes de cooperativas de coleta seletiva e voluntários partiram até os locais críticos. O lixo se acumulava após o descarte de forma irregular pela população em vias e espaços públicos. A ação contou também com o apoio da Capitania dos Portos, que fez a segurança dos participantes dentro da Lagoa.

Na primeira edição da ação “Lagoa Limpa”, que aconteceu em julho e durou dois dias, foram recolhidos em torno de 300 toneladas de resíduos. O total retirado agora na segunda edição, 150 toneladas, é um reflexo da mudança de comportamento da população em relação ao descarte irregular, que foi reduzido.

O assessor especial da Sudes, Robert Wagner valoriza a atividade e pede que a população seja parceira da Prefeitura na preservação do meio ambiente.

Mais uma edição do Projeto Lagoa Limpa que concluímos com sucesso! Retiramos cerca de 150 toneladas. Isso demonstra que o cidadão já está pensando antes de descartar de forma irregular e a quantidade de resíduos tende a diminuir. É disso que precisamos: a população ao nosso lado no combate aos males que danificam nossas belezas naturais”, disse.

O recolhimento dos resíduos não foi a única ação do dia, as equipes de educação ambiental da Sudes também percorreram as ruas vizinhas, de porta em porta, dialogando e ensinando práticas sustentáveis para os residentes, como a utilização do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado na região para o despejo de recicláveis.

O resíduo seco ou reciclável coletado foi levado para as cooperativas. Já o material molhado, teve como destinação final a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), administrada pelo Município.