Municípios

Semscs derruba quatro barracos ilegais em área verde do Parque Municipal

Área de mata atlântica estava servindo como horta; responsáveis não estavam no local no momento da derrubada

Por Redação com Cada Minuto 10/09/2021 16h04
Semscs derruba quatro barracos ilegais em área verde do Parque Municipal
Derrubada teve o apoio da Guarda Municipal de Maceió (GMM). - Foto: Reprodução / Cada Minuto

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) derrubou, nesta sexta-feira (10), estrutura que estava servindo como horta no Parque Municipal de Maceió, no bairro Santa Amélia. A coordenação do Parque entrou em contato com a Semscs para que fosse retomada a área de mata atlântica que tinha sido invadida com quatro barracos construídos.

A derrubada teve o apoio da Guarda Municipal de Maceió (GMM). No local foi identificado o plantio de tomates, mamão, banana e macaxeira.

Rafaela Brito, coordenadora de áreas verdes, parques e hortos da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), explicou que durante uma fiscalização feita pelas equipes do Parque Municipal as estruturas irregulares foram identificadas.

“Primeiro, entramos em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente com a confirmação de que a área pertencia ao Parque Municipal acionamos a Semscs para que a demolição desses barracos fosse feita, para podermos recuperar essa área”, disse a coordenadora.

No momento da ação, o responsável pelo desmatamento e pela invasão da área de preservação permanente do meio ambiente não estava no local para as penalidades legais fossem adotadas.

Durante a próxima semana, técnicos da Sudes irão até o local para fazer a limpeza e a retirada dos entulhos da área verde, para que depois possa ser feito o trabalho de reflorestamento com mudas de plantas nativas da mata atlântica.