Municípios

Crea multa dono de obra após morte de servente de pedreiro em Palmeira dos Índios

Homem morreu após muro desabar e o atingir

Por Redação com Ascom-Crea 10/09/2021 13h01 - Atualizado em 10/09/2021 14h02
Crea multa dono de obra após morte de servente de pedreiro em Palmeira dos Índios
Dono do terreno terá 10 dias para preparar defesa - Foto: Reprodução

Na última segunda-feira (6), um servente de pedreiro, que trabalhava em uma construção no município de Palmeira dos Índios, morreu após ser atingido por um muro que desabou. Logo após receber a informação, o Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) encaminhou uma equipe de fiscalização que constatou a ausência de um profissional habilitado para executar serviços no empreendimento. Um auto de infração foi emitido contra o proprietário do imóvel.

Durante a apuração das infrações, se constatou a ausência de projetos e execuções de cinco atividades que a Lei Federal 5.194/66 obriga a contratação de um responsável técnico, sendo elas: demolição, rebaixamento do solo, concreto armado, fundação e alvenaria.

De acordo com o gerente de Fiscalização do Crea-AL, Igor Balbino, o dono do empreendimento foi multado e terá tempo para preparar defesa.

Ele (proprietário do terreno) tem 10 dias para defesa. A autuação gerou um processo que será julgado pelos conselheiros. Inclusive, caso a multa seja mantida, o pagamento dela não regulariza a infração. Ele precisa contratar um profissional ligado ao Crea-AL para se responsabilizar pela construção”, disse.

A presidente do Crea-AL, Rosa Tenório conta como é essencial ter um responsável habilitado para que casos como esses não venham mais a acontecer.

É fundamental para a segurança de todos a presença de um profissional habilitado. Infelizmente, esse fato poderia ser evitado com a presença de um engenheiro, mas foi ignorado. Continuaremos agindo e buscando sensibilizar a sociedade”, falou Rosa.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava trabalhando em uma construção quando uma parede cedeu e acabou caindo por cima dele, dentro do buraco onde ele estava. A morte dele foi constatada por uma equipe do Corpo de Bombeiros. A causa do acidente está sendo investigada pela Polícia Civil.