Municípios

Prefeito Renato Filho desafia decreto em publicação feita em suas redes sociais

Gestor postou fotos do desfile (nas suas redes sociais), em que aparecem aglomerações

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 08/09/2021 19h07 - Atualizado em 08/09/2021 19h07
Prefeito Renato Filho desafia decreto em publicação feita em suas redes sociais
Prefeito de Pilar, Renato Filho (PSC). - Foto: Reprodução

O prefeito de Pilar, Renato Filho (PSC), até onde se sabe “aliado” dos mais próximos do governador Renan Filho (MDB), resolveu peitar o decreto do plano de distanciamento social controlado do governo de Alagoas.

Nessa terça-feira (07/09) a prefeitura do município promoveu o desfile cívico de 7 de setembro com a participação de milhares de pessoas. O atual decreto permite no máximo 200 pessoas em eventos abertos. As medidas são adotadas como forma de prevenir contaminações da Covid-19.

Renato Filho postou fotos do desfile (nas suas redes sociais), em que aparecem aglomerações. Em um das selfies, é possível ver várias pessoas aglomeradas próximas ao prefeito, algumas sem máscaras.

Em vídeo postado nos stories de seu perfil no Instagram, o prefeito desafia o governo e avisa que vai realizar o festival do bagre (tradicional festa do município) e o carnaval.

“Hoje (ontem) tivemos o desfile cívico em Pilar. Já que pode haver manifestações, quem sabe podemos fazer o festival do Bagre e o carnaval do ano que vem? Vamos organizar!” disse Renato Filho.



Considerações


Esqueçam São Paulo e Brasília. Vamos ficar apenas em Alagoas. Aqui, milhares de pessoas foram para as manifestações de 7 de setembro. Ninguém foi punido ou multado sequer. Isso é fato.

Mas também deve-se levar em consideração que um prefeito, com a responsabilidade legal do cargo, tem a obrigação de cumprir o decreto.

Não deve o gestor público ser o primeiro a dar o “exemplo” da desobediência, até porque se houver uma nova “onda”, como o prefeito vai ter argumentos para pedir aos cidadãos que “fiquem em casa”?

É um caso que certamente requer um posicionamento do Ministério Público – estadual e federal.

E quanto ao “aliado” entre aspas, é proposital. Afinal, qualquer um sabe que ao agir dessa forma, desafiando o decreto do governo, o prefeito não soma com o governador. Será algum “recado”?

Veja o que diz o decreto do governo

Art. 6º Fica autorizado a realização de eventos sociais, corporativos e celebrações, sem venda de ingressos, conforme protocolo sanitário publicado por meio de Portaria Conjunta GC/SEDETUR/SEFAZ/SESAU:

I – eventos ao ar livre, limitados a 200 (duzentas) pessoas; e

II – eventos em locais fechados, limitados a 100 (cem) pessoas.