Municípios

Prefeitura de São José da Laje recua da pretensão de vacinar comerciantes

De acordo com promotor, foram feitas publicações afirmando que categoria seria imunizada

Por Redação com Ascom MPAL 05/06/2021 12h12
Prefeitura de São José da Laje recua da pretensão de vacinar comerciantes
Ação aconteceu após recomendação do Ministério Público do Estado - Foto: Ascom MPAL

Após recomendação do Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça de São José da Laje, o secretário municipal de Saúde, Fernando Batista Chicuta da Rocha, enviou ofício afirmando que a Prefeitura recuaria no tocante à vacinação dos comerciantes, mantendo o procedimento oficial definido pelo Ministério da Saúde (MS) e aplicado em todo Brasil, conforme vem ocorrendo nos demais municípios alagoanos.

O promotor de Justiça, Carlos Eduardo Baltar, foi acionado pela Força-Tarefa de Enfrentamento à Covid-19, do MPAL, e imediatamente entrou em ação.

“Eles fizeram postagens avisando que a Prefeitura iria incluir os comerciantes no processo de imunização e o MP não poderia, de forma alguma, permitir; visto a existência de regras, estariam descumprindo as recomendações do Ministério da Saúde ao colocar para a vacinação grupo que não está ainda contemplado. Então, os colegas da força-tarefa entraram em contato e adotaram as medidas cabíveis para que isso fosse evitado. Sabemos da necessidade de todos se vacinarem, mas não se pode priorizar categorias sem que haja algo oficialmente”, detalha o promotor.

De acordo com Baltar, houve contato direto com o secretário municipal de Saúde, onde foi prevenido. A Prefeitura havia divulgado que vacinariam comerciantes acima dos 40 anos. Ainda nessa quinta-feira (3), o secretário Fernando Batista encaminhou o Ofício 161/2021, assim se posicionando como gestor da Saúde de São José da Laje:

“Através do presente, considerando a determinação de V. Exª., quanto à imediata suspensão da vacinação COVID-19 em favor do grupo atual a ser imunizado (comerciantes acima dos 40 anos de idade em diante) , cumpre informar que foi prontamente cumprida”.

E, apesar de alegar que para tal iniciativa basearam-se na Lei Municipal 154/2021, e que também seria sem prejuízo algum ao plano de vacinação da União, o secretário reforçou o acatamento da orientação ministerial.

“Por fim, com a devida vênia e, a fim de preservar a responsabilidade e eficiência com as quais a Secretaria de Saúde vem administrando tamanha crise sanitária, a partir de então, iremos seguir com o cronograma de vacinação por faixa etária, em ordem decrescente.