Municípios

Rio Largo avança com trabalho, transparência e práticas modernas de gestão

Por Ascom Prefeitura de Rio Largo 11/06/2020 16h04
Rio Largo avança com trabalho, transparência e práticas modernas de gestão
Gilberto Gonçalves, prefeito de Rio Largo. Foto: reprodução.

Poucas vezes, nos últimos 25 anos, uma administração chega ao final do mandato e a cidade trilha o caminho do futuro de mãos dadas com a estabilidade.

A Prefeitura de Rio Largo esclarece que é de praxe em toda contratação realizada pela atual Administração os contratos serem feitos através de processos licitatórios (pregão eletrônico pelo sistema de registro de preços), seguindo rigorosamente os trâmites da Lei nº 8.666/93, o que inclui a aprovação das minutas dos editais e instrumentos contratuais pela Procuradoria Geral do Município. A implantação de práticas modernas tem possibilitado a realização de grande volume de obras executadas pela atual administração.

A construção da Feira Municipal, sete novas creches e quatro novas escolas, além do calçamento de dezenas de ruas e a implantação da iluminação em LED que conquista 78% do parque de Iluminação da cidade* são exemplos mais vistosos do indiscutível avanço que vem alcançando todas as camadas sociais da população.

Retomando a linha do esclarecimento, acrescentamos que o contrato de locação de veículos para o uso administrativo teve sua fase interna aprovada pela PGM no dia 18/10/2017, enquanto que a fase externa foi chancelada em 25/07/2018.

O contrato de material de construção teve sua fase interna aprovada pela PGM no dia 08/02/2018, enquanto que a fase externa foi chancelada em 16/03/2018.

Cabe ainda esclarecer, por oportuno, que o valor informado em reportagem à imprensa, não corresponde à realidade do valor efetivamente ao montante empenhado e executado pela Prefeitura de Rio Largo. Isto porque, através do sistema de registro de preços — forma adotada pela atual gestão de Rio Largo –, regime de adesão a ata de registro de preços, largamente utilizado por administrações exitosas no país, tem consolidado-se como alternativa indispensável para dar celeridade e economia, sobretudo aos processos de aquisição de bens de consumo. Afastando o desperdício de recursos, pois permite pagamento por lote adquirido.

Administração apenas registra os preços e pode realizar uma única licitação para produtos que pretende adquirir durante todo o ano, sem obrigatoriedade de contratar a integralidade dos produtos registrados.

É por conseguinte lamentável o claro equívoco a que foi levada a eminente procuradora, Karla Brandão Formiga de Carvalho, ao publicizar notícia em desamparo com a verdade dos fatos.

A gestão do prefeito Gilberto Gonçalves prossegue firme no propósito de entregar melhores oportunidades de vida para todas as pessoas da cidade, e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.