Municípios

Comércio continua funcionando irregularmente em Porto Calvo

O centro da cidade estava lotado de pessoas que circulavam na cidade sem máscara

Por G1 15/05/2020 12h12
Comércio continua funcionando irregularmente em Porto Calvo
Imagens da reportagem AL1/Reprodução

O decreto estadual determina o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais e uso obrigatório de máscara de proteção, mas a população de Porto Calvo, no interior de Alagoas, não está respeitando as regras de prevenção para conter a propagação do novo coronavírus.

Nessa quinta-feira (14), uma equipe de reportagem da TV Gazeta foi ao município e flagrou diversos casos de desrespeito ao decreto, inclusive estabelecimentos comerciais funcionando irregularmente. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a cidade tem 4 casos confirmados de Covid-19, mas o balanço municipal já contabiliza 19 casos confirmados e 65 suspeitos.

Além das lojas que não deveriam estar funcionando, o centro da cidade estava lotado de pessoas que circulavam na cidade sem máscara e sem os devidos cuidados de distanciamento social.

Embora seja visível o descaso de muitos moradores da cidade, carros de som foram colocados nas ruas divulgando orientações de prevenção.

Por meio de nota, a prefeitura de Porto Calvo informou que "já fez campanha para que a própria população também denuncie o descumprimento do decreto ligando para os números 190 da Polícia Militar e 181 da Polícia Civil, que esses órgãos de segurança têm o poder de fechar os estabelecimentos".

Leia abaixo a íntegra da nota da prefeitura de Porto Calvo:

A Prefeitura de Porto Calvo informa que está tomando todas as medidas possíveis e necessárias no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A gestão já fez várias ações como: desinfecção de ruas e prédios; implantou barreiras sanitárias; organizou as filas nas agências da Caixa e Casa Lotérica, colocou pias em locais públicos para a população lavar as mãos; proibiu eventos; suspendeu as aulas; distribui mais de 3 mil cestas básicas para os vulneráveis nessa pandemia; faz distribuição do kit de merenda escolar; distribuição de máscaras; distribuição de panfletos educativos; e campanha em massa de conscientização, entre outras ações.

Quanto às atividades comerciais, a prefeitura ressalta que já comunicou aos proprietários que o decreto estadual número 69.722 proíbe a abertura de atividades consideradas não essenciais. O governo municipal informou que já fez campanha para que a própria população também denuncie o descumprimento do decreto ligando para os números 190 da Polícia Militar e 181 da Polícia Civil, que esses órgãos de segurança têm o poder de fechar os estabelecimentos.