Municípios

Dia D do Governo Presente chega a União dos Palmares nesta terça-feira

População receberá diversas ações de cidadania que reafirmam compromisso do Estado com quem mais precisa

Por Kelly Cordeiro/ Renata Arruda com Agência Alagoas 05/02/2017 18h06
Dia D do Governo Presente chega a União dos Palmares nesta terça-feira

O Governo do Estado segue firme com o intuito de aproximar os alagoanos dos serviços públicos e, em função disso, inicia nesta terça-feira (7) o cronograma de atividades do Governo Presente em 2017 com a promoção do Dia D na cidade de União dos Palmares, que beneficiará também regiões circunvizinhas. O evento ocorrerá no ginásio de esportes do Residencial Newton Pereira. 

O Programa Governo Presente Dia D é coordenado pelo Gabinete Civil e é voltado às populações mais vulneráveis com ações e intervenções estruturadoras no exercício da cidadania feitas por várias secretarias do Estado. O programa acontece há um ano e já atendeu cerca de 15 mil alagoanos nos municípios de Cacimbinhas, Junqueiro, Senador Rui Palmeira, Pilar, Murici, Água Branca, Pariconha e Ouro Branco. A próxima edição do Dia D está marcada para o dia 14 de fevereiro em São José da Laje.

Segue abaixo a relação das secretarias de Governo que participarão e os respectivos serviços de cada secretaria que serão ofertados à população de União dos Palmares e regiões circunvizinhas.

Saúde

Na área de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ofertará serviços essenciais como verificação de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra hepatite b, tétano e difteria. Também serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite b.

Para as crianças da comunidade quilombola Muquém será ofertado o teste de acuidade visual e, se detectado o problema de visão, os óculos serão confeccionados e entregues pela secretaria. Haverá ainda orientação sobre o controle do aedes aegypti e a presença do Hemoal para o cadastro de doadores de medula óssea. Outra facilidade é que a população poderá fazer e receber o cartão do SUS durante o evento.

Assistência e Desenvolvimento Social

Idosos e pessoas com deficiência que ainda não possuem o Cartão do Idoso e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão realizar seus cadastros durante o Dia D. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seades) lembra que o Cartão do Idoso garante o transporte intermunicipal gratuito a alagoanos com mais de 60 anos. Já o Benefício de Prestação Continuada prevê o pagamento de um salário mínimo mensal para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente de qualquer faixa etária.

Trabalho e Emprego

Já a Secretaria do Trabalho e Emprego (Sete) ofertará a emissão da carteira de trabalho como mais uma opção à população que comparecer ao Residencial Newton Pereira, no dia 7 de fevereiro. O ônibus do Sine estará presente e deve atender pelo menos 100 pessoas. O prazo para o recebimento dos documentos é de até 20 dias e a entrega será feita no próprio município.

Instituto de Identificação

Também no Dia D haverá a emissão de carteiras de identidade de primeira e segunda via. A expectativa é de que 250 pessoas sejam beneficiadas.

Além de todos esses serviços, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) vai levar atividades recreativas para jovens e crianças e a Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve -, irá conceder créditos no valor de aproximadamente 30 mil reais para comerciantes da região. A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos também vai comparecer e promover a inclusão de pessoas com deficiência, ações preventivas de saúde sexual e orientações gerais à população.

Cultura

Já a Secretaria de Estado da Cultura leva a União dos Palmares o grupo de Hip Hop, que fará uma apresentação especial na abertura do evento. Em seguida, a secretária Mellina Freitas fará uma visita técnica ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga. Ao final, haverá uma degustação de comidas quilombolas no restaurante Baobá, comandado pela mestre do patrimônio vivo, a Yalorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum.

No dia 14 de fevereiro, ainda pelo Dia D do Governo Presente, a trupe da Cultura segue para São José da Laje, onde ocorrerá uma oficina de Hip Hop e apresentações artísticas.

Esporte e Lazer 

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj)  levará para  União dos Palmares e São Jose da Laje nos dias 7 e 14 a primeira edição deste ano do projeto ‘Esporte e Verão’ com a atividades físicas e de lazer, incentivando a prática regular de exercícios para uma vida saudável.

Será montada também uma central de informação do esporte, onde os atletas e as instituições esportivas da região receberão informações dos projetos desenvolvidos pela Selaj.

“É uma grande oportunidade de unir as nossas atividades com um projeto grandioso, em qual poderemos levar as atividades e difundir a prática esportiva como melhoria da vida de todos os alagoanos”, disse a secretária Cláudia Petuba.