Municípios

Disque Dengue recebeu este ano mais de 2 mil chamados

Por Ascom SMS 31/08/2016 14h02
Disque Dengue recebeu este ano mais de 2 mil chamados

De janeiro até o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou  2.145 chamadas pelo Disque Dengue 3315-5360. Nesse serviço são recebidas ligações de pessoas físicas e jurídicas. Segundo o coordenador do Programa da Dengue, Manoel Gomes, além das denúncias, chegam pelo canal pedidos de visita em residências ou empresas por suspeita de focos de criadouro do mosquito Aedes aegypti, como também o registro de pedidos da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), que solicita a presença de agentes de endemias em terrenos baldios e imóveis fechados.

Todas as ligações que chegam pelo Disque Dengue são anotadas e arquivadas. Depois vão para um boletim que é repassado para os supervisores de áreas dos grupos de agentes de endemias da capital para que os locais sejam agendados e depois visitados.

O Boletim Epidemiológico da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, referente à Semana Epidemiológica (SE) nº 33 (de 14 a 20 de agosto), registrou 3.969 casos notificados de dengue na capital. No mesmo período do ano passado foram notificados 3.530 casos. A maior incidência está nos bairros de Pajuçara, Pontal e Centro.

Até agora, este ano, foram notificados 26 casos graves, destes, dois foram confirmados como dengue grave ocorrido no Tabuleiro e Benedito Bentes. Dezoito casos como dengue, quatro descartados e oito de dengue com sinal de alarme que ocorreram nos bairros Gruta de Lourdes e Farol, Serraria, Benedito Bentes, Cidade Universitária, Tabuleiro e Santa Lúcia. O ano passado, no mesmo período, foram registrados 52 casos de dengue com sinal de alarme e seis de dengue grave.

Chikungunya

Este ano, 4.624 casos foram notificados. Desse total, 139 foram confirmados por laboratório, 3.115 por critério clínico-epidemiológico e os demais estão em investigação. Foram registrados 35 casos graves, 16 confirmados, seis descartados e os demais estão sob investigação.  Em 2015, até o mesmo período foram notificados 85 casos, 27 confirmados e 58 descartados.

Zika

Até agora foram notificados 4.827 casos suspeitos, destes, 319 são de gestantes. Desses, 83 confirmados por teste laboratorial e 3.910 por clínico epidemiológico. O ano passado, no mesmo espaço de tempo, foi notificado 3.928, sendo 15 confirmados por laboratório e 3.834 por critério clínico epidemiológico.

Microcefalia

Até o dia 26 de agosto foram recebidos 89 casos suspeitos de microcefalia por infecção pelo zika vírus residentes em Maceió. Destes, 44 foram descartados e 27 foram confirmados como microcefalia possivelmente relacionada ao vírus, e 18 casos estão sob investigação. Não houve registro de óbito.