Municípios

Cooperativa Pindorama traz oportunidade do primeiro emprego para jovens de coruripe

Por Agência Alagoas 28/08/2016 12h12
Cooperativa Pindorama traz oportunidade do primeiro emprego para jovens de coruripe

Estudantes da rede estadual de Coruripe terão uma experiência prévia do primeiro emprego, tendo a oportunidade de estagiar em uma das maiores empresas de Alagoas. Por meio do projeto Coopcastro, 42 alunos da Escola Estadual Lima Castro, em Pindorama serão selecionados para estagiarem na Cooperativa Pindorama. A ação é uma iniciativa do Programa Jovem Aprendiz/Coopcastro, uma parceria entre a instituição educacional e a empresa.
 
A ação teve início em março, quando foram abertas inscrições para o Programa Jovem Aprendiz, onde estudantes entre 14 e 24 anos tem a oportunidade de ter seu primeiro contato com o mercado de trabalho. Há sete anos, a Cooperativa Pindorama oferta o programa para estudantes de Coruripe, mas, este ano, resolveu fazer diferente, disponibilizando todas as vagas do edital para alunos da Escola Lima Castro, localizada do mesmo povoado que a cooperativa.
 
“Estamos conduzindo este processo seletivo desde o início do ano, contabilizando 240 inscritos. Destes, selecionaremos 100 alunos levando em consideração, dentre outros critérios como participação nas aulas, frequência e relações interpessoais. Destes 100 alunos, 42 serão selecionados pela cooperativa para o estágio, onde ficarão durante um ano, podendo ser renovado por mais um”, explicou a diretora-geral da escola, Solange Fialho.
 
Investindo no futuro – Para o presidente da Cooperativa, Klécio Santos, a parceria é, acima de tudo, um investimento na “Pindorama do Futuro”: a grande maioria dos alunos tem algum parente que trabalha ou está indiretamente ligado à empresa. “Queremos fortalecer ainda mais nossa relação com a comunidade, ajudá-la a desenvolver suas potencialidades. Por isso, escolhemos a Lima Castro para este projeto. Vocês terão uma oportunidade de crescer profissionalmente e vivenciar a gestão de uma cooperativa”, disse Klécio em uma visita à unidade de ensino esta semana.
 
A gerente da 2ª Gere, Fabiana Rocha, diz que a parceria é algo inédito na região. “Trata-se de uma iniciativa pioneira entre as escolas da 2ª Gere e que deve ser aproveitada ao máximo por nossos alunos, pois, aqueles que se dedicarem mais, terão uma experiência que lhes permitirá buscar uma vaga no mercado de trabalho, oportunizando melhorias nos índices da escola”, avaliou.
 
Expectativa – Os estudantes da unidade de ensino estão entusiasmados com o projeto e se empenham para estar na lista dos 42 selecionados. “Esta é uma oportunidade única e, por isso, estou disposta a ser lapidada e vivenciar esta experiência”, garantiu Samela Barbosa, aluna da 1ª série do Ensino Médio.
 
Jeanderson Costa, que está na 3ª série do Ensino Médio, também quer uma vaga. “Sou uma pessoa criativa e naturalmente empreendedora. Para mim, seria um grande aprendizado”, afirmou.
 
Ambos têm como exemplo, Débora da Costa, ex-aluna da escola que hoje participa Jovem Aprendiz na cooperativa. “Fiz minha inscrição no programa  três vezes  e, na última tentativa, fui selecionada. É uma experiência que vale muito, a gente aprende de tudo um pouco”, conta Débora, que espera, futuramente, conquistar uma vaga na cooperativa.