Municípios

Abastecimento de água é suspenso em oito cidades de AL

A Casal informa que as cidades começaram a ser abastecidas por meio de carros-pipa

Por Danielle Quartezani, estagiária 09/04/2015 15h03
Abastecimento de água é suspenso em oito cidades de AL
Foto: divulgação

A Companhia de Saneamento de Alagoas(Casal) suspendeu o fornecimento de água em oito municípios no Sertão alagoano após aparecimento de uma mancha de cor marrom no Rio São Francisco, em Delmiro Gouveia.

De acordo com Companhia, a extensão afetada faz parte do Sistema de Captação Salgado que abrange as cidades de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia,  Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas.

Os oito municípios afetados tiveram o fornecimnto de água suspenso na última quarta-feira (8). A Casal informa que as cidades começaram a ser abastecidas por meio de carros-pipa nesta quinta-feira (9) e que não há previsão para retorno do serviço.

Técnicos da Unidade de Negócio Sertão e da Gerência de Qualidade do Produto (Geqpro) coletaram nesta quarta-feira (8) uma amostra na Captação Salgado, às margens do rio São Francisco em Delmiro Gouveia, para análise físico-química e bacteriológica. A empresa informou ainda não saber a procedência da mancha e que resultado da análise tem previsão para ser divulgado até esta sexta-feira (10).

Cor amarelada

Há cerca de duas semanas, moradores de Delmiro Gouveia relatam que a água potável fornecida pela Casal, ao invés de incolor e sem cheiro sem sido obtida em um tom amarelado e com odor forte e desagradável.

Segundo assessoria da Casal, ainda não se pode relatar se há relação entre a coloração da água  e a mancha encontrada no Velho Chico, mas tem possibilidade da mudança ser derivada da mudança no vazão do rio São Francisco, já que recentemente houve abertura das comportas do reservatório da Companhia Hidroelétrica de São Francisco (Chesf), em Paulo Afonso, podendo causar um desequilíbrio na composição da água.