Municípios

Rio São Francisco terá monitoramento bimestral da qualidade da água

Amostras de 11 municípios serão coletadas e analisadas através de parceria.

Por Assessoria 09/04/2015 10h10
Rio São Francisco terá monitoramento bimestral da qualidade da água

A partir do mês de maio o rio São Francisco terá monitoramento bimestral da qualidade da água, nas áreas dos 11 municípios alagoanos localizados em sua margem. Amostras serão coletadas e analisadas a partir de parceria entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).

 Segundo informações do diretor do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA, Manuel Messias, serão feitas coletas bimestrais, uma em cada município que compõe a região do baixo São Francisco alagoano, desde a foz até o município de Delmiro Gouveia.

 O coordenador da base descentralizada do IMA em Penedo, Meraldo Rocha, disse que a simulação para organização final do trabalho acontecerá ainda em abril e a primeira etapa está prevista para o dia 11 de maio.

 As amostras coletadas passarão por diferentes tipos de análises. A Ufal ficará com a parte microbiológica, o Ifal com os reguladores osmóticos e o IMA com os aspectos físico-químicos. O professor José Rui Machado Reis, do curso de Farmácia da Ufal, disse que os parâmetros seguidos serão aqueles definidos pela Resolução nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).