Municípios

Amigos criam campanha para ajudar jovem a não perder a visão

Por 7Segundos 03/04/2015 09h09
Amigos criam campanha para ajudar jovem a não perder a visão

Uma campanha, criada na noite da última quarta-feira (01), tem movimentado as principais redes sociais conhecidas. A proposta é reunir recursos financeiros para ajudar a jovem arapiraquense Rafa Pinheiro a conseguir realizar três cirurgias para controlar uma doença degenerativa na visão.

Intitulada "Ajude a Rafa a enxergar um mundo melhor", a campanha tem caráter solidário e está ganhando adeptos na capital, onde ela mora, e em todo o estado.

A equipe do portal 7 Segundos conversou com a jovem, que informou que o valor total dos procedimentos ultrapassa os R$14 mil reais. "Descobri que tinha ceratocone há dois anos, durante uma consulta de rotina com um oftalmologista. Em menos de um ano eu passei dos 2 para os 9 graus no olho direito e, segundo os últimos exames que eu fiz, a doença está se desenvolvendo mais rápido que o normal", relatou.

O ceratocone é uma doença da córnea que acomete o adolescente ou adulto jovem e se caracteriza por um afinamento e deformação progressiva desta membrana, levando ao aparecimento de miopia e elevado grau de astigmatismo irregular e acentuada baixa da acuidade visual. O grau acelerado em que se desenvolve a doença nos olhos da jovem vem preocupando os médicos. "Infelizmente essa doença não tem cura e, infelizmente, nenhum plano de saúde, nem o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), cobre esse tipo de procedimento.

A campanha foi ideia de uma das alunas onde Rafa trabalha como recepcionista e já tem alcançado uma visibilidade impressionante em apenas 24h.

As doações podem ser realizadas através de depósitos bancários na conta:

Banco do BrasilAgência: 3186-0Conta Poupança: 15676-0Variação: 96Favorecido: Cecilia Nogueira de Sá