Municípios

Eletrobras lança campanha de combate ao furto de energia

Empresa vai colocar 70 equipes nas ruas para fiscalizar o crime

Por Com assessoria 07/06/2014 12h12
Eletrobras lança campanha de combate ao furto de energia
Equipes vão combater roubo de energia no interior - Foto: divulgação

A Eletrobras Distribuição Alagoas dará mais um passo em direção ao combate das perdas de energia no Estado, com o lançamento da campanha no interior na próxima terça-feira (10), às 10h, em Arapiraca. Desta vez, a empresa reforça as ações com investimentos de R$ 15 milhões e a chegada de mais 70 equipes para atuar na fiscalização do furto de energia em municípios localizados fora da região metropolitana. 

No total, a Eletrobras disponibilizará 90 equipes que irão trabalhar simultaneamente em todo Estado, com o objetivo de atingir os índices de perdas recomendados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na faixa de 15 a 18%, nos próximos três anos. A meta da empresa é que sejam realizadas 180 mil inspeções nos 102 municípios. 

“Em Alagoas as perdas globais estão na faixa 25%, sendo que parte desse volume corresponde a perdas inerentes ao sistema de distribuição de energia (perdas técnicas) e a outra parcela é resultado de furtos e fraudes (perdas não técnicas)”; é para a redução dessa última que a distribuidora está direcionando suas ações, explica o assistente da diretoria comercial da Eletrobras, Almir Pereira.

A legislação prevê que a maior parte desse prejuízo seja repassada para a tarifa de energia elétrica, ou seja, assumida por todos os consumidores que pagam sua conta regularmente. O restante é bancado pela distribuidora, que compra a energia, mas não é remunerada pelo seu uso.

Além do incremento na tarifa provocado pelas perdas, a sociedade alagoana também é afetada com a redução dos tributos não recolhidos, em função da energia não faturada. Recursos que poderiam ser aplicados em políticas de fomento para áreas de saúde, educação e segurança, por exemplo.

Segundo o gerente do departamento de Medição e Combate às Perdas, Givanildo Duarte “estima-se que, anualmente, a Eletrobras Alagoas deixa de arrecadar mais de R$ 110 milhões, prejuízo que reflete diretamente na capacidade de investimento e, consequentemente, na qualidade do fornecimento de energia”.

Na capital, a campanha de combate às perdas de energia, lançada em 2012, já surte efeito, pois com uma fiscalização rígida e que abrange consumidores das diversas classes de consumo – residencial, comercial, industrial, rural e setores públicos – a Eletrobras já reduziu sete pontos percentuais, atingindo o seu menor patamar histórico, na faixa de 21% da sua energia requerida.

Givanildo Duarte conta que o apoio da população tem sido essencial nesse processo. “Há duas formas de descobrirmos fraudes, por meio da inspeção ou por denúncia, e ultimamente as pessoas estão denunciando mais e, assim, facilitando o trabalho da Eletrobras”. Ainda segundo ele, aproximadamente 50% das denúncias procedem.

Os clientes que tiverem conhecimento de casos de furtos de energia podem fazer denúncias por meio do 0800.082.0196 ou do sitewww.eletrobrasalagoas.com, no link Denúncia contra Fraudes (canto inferior esquerdo da tela). A Eletrobras Distribuição Alagoas alerta que furto de energia elétrica é crime, previsto no artigo 151 do Código Penal Brasileiro, sujeito à pena de prisão e multa.

Tags: