Municípios

Ministério entrega máquinas agrícolas em Alagoas

Maquinário beneficiará 144 mil moradores da zona rural de 29 municípios de Alagoas

Por Da Redação com Com Assessoria 26/05/2014 17h05
Ministério entrega máquinas agrícolas em Alagoas
Máquinas agropecuárias beneficiarão produtores rurais alagoanos - Foto: Divulgação

Os moradores da zona rural de 29 municípios de Alagoas receberam nesta segunda-feira (26), em Maceió, 41 equipamentos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Foram entregues 18 motoniveladoras e 23 caminhões-caçamba que vão melhorar as estradas vicinais por onde passam 143.968 moradores da zona rural e facilitar o escoamento da produção de 10 mil famílias de agricultores.

De acordo com o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Alagoas, Gilberto Coutinho, foram investidos na aquisição do maquinário R$ 13,9 milhões. “As entregas têm sido fundamentais, as prefeituras não teriam capacidade de adquirir esse material”, comenta.

Em Alagoas, conforme o delegado, existem duas situações em que as máquinas têm sido muito importantes. “Na região do Semiárido, esse período é de chuva e se não fossem as máquinas, não seria possível recuperar açudes e barragens que agora estão sendo utilizadas para armazenar água e enfrentar o período de estiagem. Na Zona da Mata e no litoral, as chuvas são intensas e as máquinas são fundamentais para garantir a manutenção das estradas e o tráfego de mercadoria da população que vai ao médico e às escolas”, explica.

Em Barra de São Miguel, um dos municípios que recebeu motoniveladora, o prefeito José Medeiros Nicolau conta que as estradas que levam até as comunidades não são boas. “Como é região de beira-mar, temos muita água empoçada, formam-se lagoas e precisamos sempre fazer manutenção para que elas fiquem trafegáveis”, conta.

O município tem aproximadamente oito mil habitantes. Desses, dois mil vivem na zona rural. O prefeito conta que dependia da locação dessas máquinas para manter as estradas em boas condições. “Com essa doação temos uma economia real e, também, passamos a ter autonomia para, nós mesmos, arrumarmos as estradas e garantirmos à zona rural o direito desses serviços”, afirma.