Geral

Donald Trump afirma que gostaria de 'tomar o petróleo do Irã'

Trump comparou a possível ação ao que os Estados Unidos pretendem fazer com a indústria petrolífera da Venezuela

Por Sputnik Brasil com Redação 30/03/2026 06h06
Donald Trump afirma que gostaria de 'tomar o petróleo do Irã'
Foto: © AP Photo / Jose Luis Magana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que gostaria de "tomar o petróleo do Irã", em referência à política adotada em relação à Venezuela. As declarações foram publicadas pelo jornal britânico Financial Times.

"Para ser honesto, minha ideia favorita é tomar o petróleo do Irã, mas algumas pessoas estúpidas nos EUA dizem: 'Por que você está fazendo isso?' Mas são pessoas estúpidas", afirmou Trump.

De acordo com o jornal, Trump comparou a possível ação ao que os Estados Unidos pretendem fazer com a indústria petrolífera da Venezuela, que, segundo ele, ficará sob controle norte-americano por um período.

Trump também afirmou que os Estados Unidos atingiram 13 mil alvos durante operações contra o Irã, com cerca de 3 mil outros identificados como possíveis novos alvos. O ex-presidente destacou ainda que Washington poderia tentar assumir o controle da ilha de Kharg, importante ponto estratégico iraniano.

Apesar de admitir que ainda existem pretensões militares no território iraniano, Trump revelou que o presidente do parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, teria autorizado a passagem de navios americanos pelo Estreito de Ormuz.

"Agora eles estão enviando 20 navios, e esses 20 já partiram e estão navegando bem no meio do Estreito. [...] Lembram que eu disse que eles estavam me dando um presente? E todo mundo disse: 'Qual é o presente? Bobagem.' Quando souberam disso, ficaram calados", acrescentou Trump.