Geral

VÍDEO: tornado assusta e provoca destruição em cidade no RS

Em Estrela, no Vale do Taquari, a Defesa Civil atendeu a pelo menos 40 chamados, e o município diz que vai decretar estado de calamidade pública

Por Redação* 13/02/2026 10h10 - Atualizado em 13/02/2026 11h11
VÍDEO: tornado assusta e provoca destruição em cidade no RS
Tornado provoca destruição em Pelotas, no Rio Grande do Sul - Foto: Reprodução / Internet

Um tornado atingiu Pelotas nesta quinta-feira (12) e provocou destruição em diferentes pontos da cidade. A nuvem em formato de funil se formou rapidamente no fim da manhã e teve curta duração, mas foi suficiente para causar estragos.

O professor Maicon Moraes registrou o fenômeno da janela de casa. Segundo ele, o vento ganhou força em poucos segundos. “Começou a fazer muito barulho e a levantar objetos ao redor. Quando fui fechar as janelas, ele já tinha desaparecido”, relatou.


Com rajadas que chegaram a 75 km/h, o tornado destruiu uma oficina mecânica e derrubou a pilha de veículos em um desmanche. Casas foram destelhadas, árvores arrancadas e estruturas comprometidas. “Lá dentro está tudo destruído. Perdeu tudo”, afirmou o reciclador Ilmar da Silva Ferreira ao descrever os danos.

Em uma das ruas atingidas, vários postes caíram, afetando o fornecimento de energia e a circulação.

No início da tarde, um vendaval também causou transtornos em Estrela, no Vale do Taquari. A Defesa Civil registrou ao menos 40 ocorrências, e a prefeitura informou que deve decretar estado de calamidade pública.

O sistema de instabilidade avançou ao longo do dia e chegou a Porto Alegre no fim da tarde, após a capital registrar forte calor. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade marcou 38,4ºC — a maior temperatura entre as capitais brasileiras nesta quinta-feira.

*Com informações do Jornal Nacional