Geral
Jornada Pedagógica 2026 reúne mais de dois mil profissionais da Educação em Maceió
Evento promovido pela Semed debateu equidade, antirracismo e sustentabilidade ao longo de dois dias
A Jornada Pedagógica 2026, realizada pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), foi encerrada nessa terça-feira (3) após dois dias de atividades formativas voltadas a temas como cidadania, equidade, antirracismo e sustentabilidade. O evento aconteceu nos dias 2 e 3 de fevereiro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e reuniu mais de dois mil profissionais da Educação da rede municipal.
Com o tema “Cidadania com Equidade, Antirracismo e Sustentabilidade”, a programação foi bem avaliada pelos educadores, que destacaram a relevância das discussões para o fortalecimento das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
A professora Núbia Alves, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Luiza Suruagy, ressaltou a importância da Jornada como espaço de atualização profissional, especialmente em temas que não eram amplamente abordados na formação inicial.
“Nós, professores, principalmente aqueles formados há anos, precisamos dessa base para trabalhar, porque quando fizemos a faculdade esses temas não eram abordados ou estudados. Precisamos estar o tempo todo nos atualizando, para acompanhar o desenvolvimento do mundo e, principalmente, da educação”, afirmou.
Para a professora Martiliana Assis, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria de Fátima Melo dos Santos, a Jornada tem papel estratégico no início do ano letivo. “Porque sempre traz temas muito relevantes para o nosso trabalho do dia a dia. Os temas que estão sendo palestrados servem de apoio para as nossas atribuições e sempre agrega no nosso trabalho em sala de aula”, disse.
Programação
No último dia do evento, pela manhã, foram realizadas palestras sobre Planejamento Educacional Individualizado (PEI) com práticas exitosas, além de debates sobre Avaliar com Equidade, Educação Socioemocional e Educação Antirracista para e com bebês e crianças pequenas.
No período da tarde, os participantes discutiram temas como educação infantil, natureza e justiça ambiental, alfabetização e relações étnico-raciais, integração de saberes com foco em equidade, ambiente e cidadania, além da apresentação da nova Política de Educação Especial, acompanhada de orientação pedagógica.
Primeiro dia
As atividades da tarde e da noite da segunda-feira (2) reuniram professores, gestores, coordenadores pedagógicos, psicólogos, assistentes sociais e equipes de apoio em mesas temáticas e formações voltadas ao fortalecimento do fazer pedagógico. Os debates abordaram cidadania com equidade, antirracismo, sustentabilidade, ética profissional, combate às drogas e enfrentamento à violência contra a mulher.
Um dos destaques foi o projeto Humaniza Professor, voltado ao cuidado com o aspecto socioemocional dos educadores, com foco no bem-estar profissional e na qualificação das práticas pedagógicas.
Entre os temas discutidos ao longo do dia estiveram “Educar para proteger”, “Orientação pedagógica: protocolo de violência”, “Pensamento computacional”, “Consciência e ética”, “Cidadania com equidade, antirracismo e sustentabilidade” e “Orientação pedagógica EJAI”.
De acordo com o coordenador de Formação Continuada da Semed, Ricardo Marcel, os debates fazem parte de um processo formativo permanente. “Estamos trabalhando temas fundamentais para a construção de uma educação mais humana, ética e equitativa, considerando que todos são capazes de aprender. Essas discussões vão orientar nossas práticas pedagógicas nos próximos anos”, ressaltou.
Ao final da Jornada, o secretário municipal de Educação, Luiz Rogério, destacou o papel do evento no alinhamento das ações da rede. “Estamos reafirmando nosso compromisso com uma educação pautada na equidade, no enfrentamento ao racismo e na sustentabilidade. Esses temas orientam nossas políticas e práticas pedagógicas, sempre com foco na valorização dos profissionais e na aprendizagem dos estudantes”, afirmou.
*Com informações da Ascom Semed


