Geral

Socioeducandos de Alagoas iniciam curso de aprendizagem em serviços administrativos

Programa visa ampliar oportunidades para os jovens e prevenir a reincidência infracional

Por Ascom Seprev 04/02/2026 09h09
Socioeducandos de Alagoas iniciam curso de aprendizagem em serviços administrativos
Ao todo, 21 socioeducandos foram contemplados, sendo 17 do sexo masculino e 4 do sexo feminino - Foto: Vitória Ester Costa

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas iniciaram, nesta terça-feira (3), o Curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos. A iniciativa oferece aos jovens a chance de ingressar no mercado de trabalho com carteira assinada e direitos trabalhistas assegurados, ampliando perspectivas de futuro e contribuindo para a prevenção da reincidência infracional.

A participação dos socioeducandos é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o Ministério Público de Alagoas (MPAL), o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) e empresas privadas que abriram vagas para a contratação desses adolescentes. Ao todo, 21 jovens foram contemplados, sendo 17 do sexo masculino e 4 do feminino.

O auditor fiscal do Trabalho, Leandro Carvalho, destacou que a qualificação profissional é um importante mecanismo para a formação de cidadãos por meio da educação e do emprego.

“Levar essa iniciativa ao sistema socioeducativo é fundamental, pois, por meio da aprendizagem, podemos resgatar adolescentes que cometeram atos infracionais e precisam de oportunidades para reescrever sua história”, afirmou.

O curso é ministrado pelo Senac Alagoas, instituição referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Durante a formação, os jovens aprendem competências técnicas e comportamentais, como gestão de documentos, informática, atendimento ao público, rotinas de escritório, além de noções de ética, cidadania e trabalho em equipe. As aulas integram teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento de responsabilidade, autonomia e postura profissional.

Segundo uma das adolescentes participantes, o curso representa o primeiro passo para um novo começo. “Muitas pessoas não acreditam na nossa mudança, mas isso não é verdade. Esse curso é uma grande oportunidade de recomeço, e vou me dedicar para conquistar meu espaço no mercado de trabalho. Sou muito grata a todos que tornaram isso possível”, declarou.

Para garantir a frequência e a segurança dos socioeducandos, a Seprev assegura o transporte dos alunos até o local do curso. O comprometimento dos adolescentes será reconhecido por meio da remuneração prevista no programa Jovem Aprendiz, administrada pelos responsáveis legais, estimulando a permanência e o bom desempenho dos participantes.

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, ressalta que a proposta concretiza o principal objetivo da socioeducação: reintegrar socialmente adolescentes e jovens em conflito com a lei.

“Conquistamos muitos avanços neste último ano, e o ingresso dos nossos adolescentes no programa de aprendizagem vem coroar essas conquistas. Desde que assumimos a missão de coordenar o sistema socioeducativo, a educação e a profissionalização desses jovens têm sido nossa prioridade, pois acreditamos que oferecer oportunidades reais é o caminho para transformar o futuro desses adolescentes”, afirmou Ricardo Dória.