Geral
Mais de 40 toneladas de cabos irregulares são retiradas em Maceió
Ação foi realizada pela prefeitura; projeto contemplará outros trechos
A prefeitura de Maceió, através do Projeto Poste Limpo, realiza a retirada de cabos irregulares e desativados na Avenida Durval de Góes Monteiro, na capital alagoana. O trabalho deu início no dia 19 deste mês e neste tempo foram retirados ao menos 44.312 quilos do material ao longo de 5,3 quilômetros da via. O projeto é uma ação da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina).
A ação foi realizada no trecho entre a Facima e a Rua Vereador Dário Marsiglia, um dos corredores mais movimentados da capital, com grande fluxo de veículos, pedestres e atividade comercial. O trabalho tem como objetivo retirar o emaranhado de fios instalados de forma irregular nos postes, garantir a organização da fiação ativa, promovendo mais segurança, melhoria da paisagem urbana e facilitando a manutenção da iluminação pública.
Nesta etapa, o Projeto seguirá até o viaduto da PRF no sentido aeroporto, com continuação na mesma avenida, mas no sentido Centro. Outros grandes eixos viários e corredores de transporte da capital alagoana também receberão as ações, a exemplo da Avenida Fernandes Lima, Leste-Oeste e Menino Marcelo.
O Projeto Poste Limpo é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Maceió, por meio da Ilumina Maceió, em parceria com a Associação dos Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal). Antes da retirada dos cabos, é realizado um mapeamento técnico para identificar quais estruturas estão ativas e quais podem ser removidas sem prejuízo aos serviços essenciais de telefonia e internet.
As atividades são executadas por equipes técnicas especializadas em redes de telecomunicações, seguindo rigorosamente as normas de segurança. Durante as intervenções realizadas na Av. Durval de Góes Monteiro, não houve registro de desconexões acidentais, garantindo a continuidade dos serviços à população. O matetiral ativo remanescente é organizado em um único filamento, através do uso de uma vara de manopla para garantir que a rede de postes permaneça organizada e segura.
Gutenberg de Melo, diretor-presidente da Ilumina, explica que o volume de material removido é uma amostra real dimensão do problema enfrentado em diversas vias da cidade. "Muitos dos cabos retirados pertenciam a empresas que já encerraram suas atividades ou estavam abandonados há anos, contribuindo para a poluição visual, riscos de curto-circuito, incêndios e acidentes envolvendo pedestres e veículos".
De acordo com o gestor, além do impacto estético, o projeto tem foco principal na segurança pública. A retirada dos cabos irregulares reduz o risco de quedas de fios, facilita o acesso das equipes de manutenção aos pontos de iluminação e contribui para a preservação da infraestrutura dos postes.
“O Poste Limpo é uma ação necessária para proteger a população e garantir o bom funcionamento da iluminação pública. Estamos organizando um espaço que foi ocupado de forma desordenada ao longo dos anos e devolvendo à cidade um ambiente mais seguro e visualmente mais limpo”, destaca o titular da Ilumina.


