Geral

MPAL identifica lixo, entulho e ocupações irregulares em terreno do Estado no Tabuleiro

Área apresenta sinais de abandono e preocupa moradores e instituições

Por Redação 27/01/2026 16h04
MPAL identifica lixo, entulho e ocupações irregulares em terreno do Estado no Tabuleiro
MPAL identifica lixo, entulho e ocupações irregulares em terreno do Estado no Tabuleiro - Foto: Reprodução

Durante uma vistoria realizada nesta segunda-feira (26), o Ministério Público de Alagoas (MPAL) constatou diversas irregularidades em um terreno pertencente ao Estado, localizado no bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió. O espaço, situado atrás da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) e sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), apresentava acúmulo de lixo, entulho de obras, materiais recicláveis, além da presença de cães e cavalos soltos.

O promotor de Justiça Alberto Fonseca, titular da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da Capital, participou da inspeção e destacou que o local transmite aspecto de abandono, oferecendo riscos tanto aos moradores vizinhos quanto aos jovens atendidos pela Sumese e aos estudantes da Escola Estadual Coronel Francisco Alves Mata, instalada dentro da área. Segundo ele, “há risco de proliferação de vetores que podem causar doenças, devido ao lixo, ao mato e aos animais sem controle. Além disso, moradores estão ocupando e cercando partes do terreno, transformando espaços públicos em áreas privadas”.

Representantes da Seprev e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) também acompanharam a vistoria.

Próximos passos
Diante do que foi constatado, o MPAL informou que órgãos estaduais e municipais responsáveis pela coleta de resíduos, bem-estar animal, controle de zoonoses e saúde pública serão convocados para uma audiência presencial. O encontro ocorrerá no âmbito do processo SAJ nº 06.2019.00000399-3 e terá como objetivo propor uma agenda de soluções conjuntas para resolver os problemas identificados.