Geral
Cursos de Medicina de Alagoas não recebem notas insatisfatórias no Enamed
Avaliação do Inep mostra que nenhuma instituição do estado ficou abaixo da nota mínima exigida
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgados nesta segunda-feira (19), trouxeram um cenário positivo para Alagoas. Nenhum curso de Medicina ofertado no estado recebeu nota inferior a 3, patamar considerado satisfatório pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, as notas 1 e 2 são classificadas como insatisfatórias. O Enamed é realizado anualmente com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes de Medicina em instituições de ensino superior de todo o país.
Cursos que obtêm nota mínima ficam impedidos de abrir novas vagas, enquanto aqueles avaliados com nota 2 podem sofrer sanções, como a redução do número de estudantes admitidos. Em Alagoas, nenhuma instituição se enquadrou nesses critérios, o que afasta esse tipo de penalidade no estado.
Notas dos cursos de Medicina em Alagoas
- Centro Universitário CESMAC (Maceió) – Nota 3
- Universidade Federal de Alagoas (Ufal – Maceió) – Nota 4
- Afya Faculdade de Ciências Médicas (Maceió) – Nota 3
- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) – Nota 4
O desempenho obtido pelas instituições reforça o atendimento aos critérios mínimos de qualidade estabelecidos pelo MEC para a formação médica em Alagoas.


