Cooperativismo
Unicafes-AL e Faeal/Senar alinham parceria para fortalecer cooperativas da agricultura familiar
Encontro ocorreu nessa segunda-feira (19) em Maceió
Representantes da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) participaram, nessa segunda-feira (19), de uma reunião com o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Sistema Faeal) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AL), Álvaro Almeida e com o vice-presidente do Senar-AL, Fernando Dória, na sede das instituições, em Maceió.
O encontro teve como objetivo alinhar parcerias para ampliar a assistência técnica, fortalecer o cooperativismo da agricultura familiar e aproximar ainda mais os serviços do produtor rural, por meio de ações conjuntas.
Entre os principais pontos debatidos estiveram a ampliação da Assistência Técnica e Gerencial (ATEG), a inserção de cooperativas em programas do Senar, como o Saúde no Campo, a qualificação de equipes técnicas e a integração das ações do Sistema Faeal e do Senar com as cooperativas da agricultura familiar vinculadas à Unicafes-AL, com o apoio dos sindicatos rurais nos municípios.
Segundo Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL, a reunião foi produtiva e aponta para um ano de consolidação das parcerias. “2026 será um ano de reorganização de processos e de ampliação das entregas. A proposta é fortalecer a assistência técnica permanente, consolidar parcerias e ampliar o apoio aos cooperados e produtores da agricultura familiar. Temos cerca de quatro grandes instituições de atuação pública que, juntas, reúnem em torno de 600 técnicos, o que mostra o potencial de uma atuação coordenada em parceria”, afirmou.
Cardozo acrescentou que a Unicafes-AL pretende encaminhar projetos técnicos para inserção das cooperativas em programas do Senar e do Sistema Faeal. “A ideia é aproximar cada vez mais os serviços do agricultor familiar e fortalecer o papel das cooperativas nesse processo”, disse.
Para o presidente do Sistema Faeal e do Senar-AL, Álvaro Almeida, a aproximação com a Unicafes-AL representa um passo histórico para o fortalecimento do cooperativismo e da agricultura familiar em Alagoas. “Recebo essa parceria com muita alegria e entusiasmo. A Unicafes-AL desenvolve um trabalho sério, pioneiro e muito comprometido com a inclusão produtiva e o fortalecimento das cooperativas. É uma instituição que soma, organiza e entrega resultados. Vamos caminhar juntos para ampliar a assistência técnica, qualificar a produção e levar mais oportunidades ao agricultor familiar”, destacou.
Ao final do encontro, as instituições firmaram a intenção de inserir ações conjuntas nos projetos e programas do Sistema Faeal e do Senar, com a Unicafes-AL ficando responsável por encaminhar propostas técnicas para a operacionalização das parcerias. A expectativa é que a cooperação beneficie cerca de 45 cooperativas da base da Unicafes-AL em Alagoas.
Participaram do encontro o vice-presidente da Unicafes-AL, Roberto Moura; o diretor tesoureiro, Edivaldo Júnior; o diretor secretário, Francisco Souza; o secretário executivo do cooperativismo da Sedics, Júnior Benitz; Wandson Santos, agente de desenvolvimento do Programa Paul Singer, do Ministério do Trabalho.


