Geral

Representantes de AL participam de mobilização pelos 7 anos da tragédia em Brumadinho

Semana de atos em Minas Gerais relembra as 272 vítimas e cobra justiça por crimes socioambientais

Por Redação 19/01/2026 17h05 - Atualizado em 19/01/2026 18h06
Representantes de AL participam de mobilização pelos 7 anos da tragédia em Brumadinho
Representantes de Alagoas participam de mobilização nacional pelos 7 anos da tragédia-crime da Vale em Brumadinho - Foto: © Antonio Cruz/ Agência Brasil

A cidade de Brumadinho (MG) recebe ao longo de janeiro uma série de atividades em memória às 272 vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em 25 de janeiro de 2019. A mobilização nacional marca os sete anos da tragédia-crime da Vale, com o lema “7 anos de impunidade”, e reúne familiares, atingidos, movimentos sociais e organizações de todo o país.

Entre os participantes estão representantes de Alagoas, como Rikartiany Cardoso e Neirevane Nunes, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), e Cássio Araújo e Maurício Sarmento, da Associação do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB). Eles integram a União das Associações de Vítimas de Grandes Tragédias-Crime no Brasil, articulação criada em 2024 para fortalecer a luta por justiça e reparação em casos de crimes socioambientais.

A programação teve início no dia 17 de janeiro, com um adesivaço em Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho e Casa Branca. No dia seguinte, foi realizada a 4ª edição do Pedal e a 1ª Caminhada por Brumadinho, com largada no Memorial, em um ato simbólico de resistência e memória.

No dia 22, os representantes alagoanos participam do seminário “Memória e Resistência por Justiça”, na Câmara dos Vereadores de Brumadinho, com debates sobre os impactos sociais, ambientais e jurídicos da tragédia. Já no dia 23, estarão presentes no painel da União das Associações de Vítimas, no Memorial, seguido por um concerto musical na Praça das Joias, com bandas do Projeto Anagama.

As atividades continuam nos dias 24 e 25 de janeiro. No sábado, ocorre uma carreata com concentração no Cemitério Parque das Rosas, seguida por uma homenagem com 272 Ave-Marias na Igreja do Córrego do Feijão. No domingo, o encerramento será com o Ato dos 7 Anos, no Letreiro de Brumadinho, reafirmando a exigência por justiça, responsabilização dos culpados e garantia de não repetição.

A União das Associações de Vítimas de Grandes Tragédias-Crime no Brasil é formada por entidades como AFAVINU (Ninho do Urubu), AVTSM (Boate Kiss), MUVB (Braskem), MAM, AVABRUM (Brumadinho) e CABF (Fundão/Mariana). Juntas, essas organizações seguem mobilizadas para que crimes como esses não sejam esquecidos e que jamais se repitam.