Geral

Papa Leão XIV pede respeito à soberania da Venezuela

Pontífice norte-americano reforça defesa dos direitos humanos após captura de Nicolás Maduro

Por Redação 04/01/2026 13h01
Papa Leão XIV pede respeito à soberania da Venezuela
Papa Leão XIV pede respeito à soberania da Venezuela - Foto: Vatican Media

De acordo com a CNN, via Reuters, o papa Leão XIV afirmou neste domingo (4) que a Venezuela deve permanecer como um país independente. O pontífice, primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica, disse acompanhar com “muita preocupação” os desdobramentos da deposição de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, ocorrida na madrugada de sábado (3).

Durante oração na Praça de São Pedro, o papa pediu respeito aos direitos humanos e ao Estado de Direito, conforme previsto na Constituição venezuelana. “Não devemos demorar para superar a violência e trilhar os caminhos da justiça e da paz, garantindo a soberania do país”, declarou.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o país assumirá o controle da Venezuela, rica em petróleo, após a operação militar que levou à captura de Maduro. O líder venezuelano está detido em Nova York, aguardando julgamento por acusações de tráfico de drogas.

Em dezembro, Leão XIV já havia criticado a possibilidade de uma intervenção militar e pediu que Washington não utilizasse a força para depor Maduro. “O bem do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre qualquer outra consideração”, reforçou o pontífice neste domingo.