Geral

Lixeiras subterrâneas passam a integrar estratégia da Prefeitura para reduzir descarte irregular em Maceió

Equipamentos já estão instalados na orla, no Vergel do Lago, no Benedito Bentes e no Conjunto Graciliano Ramos

Por Redação* 29/12/2025 12h12
Lixeiras subterrâneas passam a integrar estratégia da Prefeitura para reduzir descarte irregular em Maceió
Lixeiras subterrâneas instaladas em diferentes bairros de Maceió ajudam a reduzir o descarte irregular de resíduos - Foto: Ascom Alurb

A Prefeitura de Maceió tem adotado o uso de lixeiras subterrâneas como uma das medidas para reduzir a poluição e o descarte irregular de resíduos na capital. Os equipamentos já foram implantados em diferentes pontos da cidade, incluindo o Vergel do Lago, áreas da praia e, mais recentemente, bairros como Benedito Bentes e Conjunto Graciliano Ramos.

Ao todo, foram instaladas seis lixeiras na região da orla, três no Vergel do Lago e outras seis distribuídas entre o Benedito Bentes e o Graciliano Ramos. Segundo a gestão municipal, o sistema contribui para ampliar a quantidade e a qualidade dos resíduos recicláveis recolhidos, além de diminuir o impacto do lixo nos espaços públicos.

De acordo com o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Moacir Teófilo, a iniciativa faz parte do esforço de modernização da limpeza urbana.
"Tudo o que vier para aperfeiçoar a limpeza urbana da capital será apresentado e ampliado por nós. A busca pelo trabalho excelente faz parte da gestão do Prefeito JHC e é isso que estamos fazendo, trazendo novas tecnologias que melhoram o dia a dia das pessoas e ainda contribuem de forma significativa na manutenção da limpeza da cidade", disse.

Moradores e comerciantes também relatam mudanças positivas com a implantação dos equipamentos. Ambulante no Benedito Bentes, Vanessa dos Santos afirma que a região vivenciou uma transformação significativa.
"Aqui era um verdadeiro lixão, aqui a gente não ficou sem sentir mal cheiro. Agora é maravilhoso, estamos vivendo outra vida e não só na questão do lixo, mas também com o comércio da região. Nós mudamos de vida", destacou.

Funcionamento do sistema


As lixeiras subterrâneas são compostas por quatro módulos principais. A estrutura inclui uma caixa de concreto, responsável pela fixação do sistema no solo; uma plataforma com elevação hidráulica, que permite a retirada dos resíduos até o nível da superfície; contentores com capacidade de 1.000 litros para armazenamento do lixo; e bocas coletoras, que fazem a interface direta com os usuários.

Locais de instalação


Os equipamentos foram implantados nos seguintes pontos da cidade:
– Calçadão da orla lagunar, na Avenida Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago;
– Calçadão da orla da Pajuçara, na Avenida Dr. Antônio Gouveia, próximo à feirinha de artesanato;
– Calçadão da orla da Ponta Verde, na Avenida Sílvio Viana, próximo à banca de revista;
– Canteiro central da Avenida Benedito Bentes, em frente ao Supermercado Preço Bom, no Benedito Bentes II;
– Canteiro central da Avenida Empresário Nelson Oliveira Menezes, no Conjunto Graciliano Ramos.

A prefeitura avalia que a ampliação do uso desse tipo de equipamento pode contribuir para uma cidade mais limpa, organizada e ambientalmente sustentável.

*Com informações da Ascom Alurb