Cooperativismo
Cooperativas recolheram quase 2 toneladas de recicláveis em 2025 em Maceió
Cerca de 170 famílias de cooperados são beneficiadas com geração de renda através das ações de coleta seletiva
O trabalho de cinco cooperativas juntamente com equipes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentavel e Limpeza Urbana (Alurb) resultou no recolhimento de 1.915 toneladas de recicláveis durante o ano de 2025, em Maceió.
Segundo a Alurb, a ação conta com o apoio da Coopvila, Cooplum, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes.
As cooperativas têm um papel importante na cidade e atualmente são responsáveis pela coleta seletiva porta a porta em mais de 50 mil residências, evitando, assim, que esses materiais acabem sendo descartados de forma irregular pela população.
O resultado também é visto no recolhimento dos resíduos nos 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que ficam espalhados pelas principais vias e praças públicas de Maceió.
“Temos realizado atividades de educação ambiental e de recolhimento de recicláveis. Queremos que esse trabalho seja ampliado e o retorno seja ainda maior. Com isso, iremos diminuir o descarte irregular pela cidade e continuar a preservação do meio ambiente”, disse o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
Ainda segundo o órgão, cerca de 170 famílias de cooperados são beneficiadas com geração de renda através das ações de coleta seletiva e educação ambiental.


