Geral

CAF e Seinfra vistoriam obras de saneamento e abastecimento no litoral Norte de Alagoas

Intervenções devem garantir segurança hídrica e saneamento universalizado até 2026

Por Redação 11/12/2025 14h02 - Atualizado em 11/12/2025 14h02
CAF e Seinfra vistoriam obras de saneamento e abastecimento no litoral Norte de Alagoas
CAF e Seinfra vistoriam obras de saneamento e abastecimento no litoral Norte de Alagoas - Foto: Ascom Seinfra

Representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizaram, nessa quarta-feira (10), uma visita técnica às obras de saneamento básico e abastecimento de água no litoral Norte de Alagoas.

A comitiva foi recebida pelo superintendente de projetos especiais e infraestrutura hídrica, Carlos Eduardo Ribeiro, que apresentou o andamento das intervenções, os prazos de entrega e os benefícios sociais e sanitários esperados para os municípios contemplados.

A vistoria percorreu Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Em Japaratinga, a Seinfra aguarda apenas a liberação da companhia energética para ativar a estação de tratamento de água. Em São Miguel dos Milagres, 50% das obras de abastecimento e 70% do sistema de esgotamento já foram concluídos. Em Porto de Pedras, os avanços são ainda maiores, com 60% do abastecimento e 75% das obras de esgoto finalizados.

Todas as obras estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas até o primeiro semestre de 2026, garantindo acesso universal à água potável e implantação plena do sistema de saneamento básico.

Carlos Eduardo Ribeiro destacou que as obras vão reduzir perdas de água, ampliar a cobertura dos serviços e melhorar a eficiência operacional dos sistemas já existentes. Segundo ele, “essa vistoria confirma a entrega de soluções estruturantes do Governo Paulo Dantas e da Seinfra para o litoral Norte. O que estamos acompanhando aqui não são apenas obras, mas investimentos que vão garantir mais segurança hídrica, ampliar a rede de esgotamento sanitário e preparar a região para crescer de forma ordenada e sustentável.”

O superintendente concluiu afirmando: “Nosso foco é assegurar que cada etapa seja executada com qualidade, para que a população receba serviços modernos, eficientes e à altura das necessidades do território.”

Representantes do CAF reforçaram que a vistoria é importante para a continuidade do apoio financeiro e técnico, demonstrando o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável e a universalização dos serviços essenciais em Alagoas.