Geral

Samu entrega premiação do Concurso de Redação

Projeto é uma parceria entre a Ufal, a Sesau e o Samu

Por Agência Alagoas 05/12/2025 15h03
Samu entrega premiação do Concurso de Redação
Primeiro lugar foi conquistado pela estudante Emilly Vitória Rodrigues de Jesus, 11 anos - Foto: Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Nesta sexta-feira (5), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) realizou, no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep) da Central do Samu em Maceió, a cerimônia de premiação da VIII Edição do Concurso de Redação do Projeto Samu nas Escolas (PSE). O evento celebrou o engajamento de alunos da rede estadual, municipal e privada, que abordaram, em seus textos, o tema “Trote não tem graça, tem consequências”.

 

Ao longo de 2025, o PSE visitou 18 escolas e capacitou mais de 1.080 estudantes com aulas teóricas e práticas sobre primeiros socorros - incluindo engasgo, desmaio, choque elétrico, quedas e queimaduras. Coordenado por acadêmicos de medicina e enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto é uma iniciativa de extensão da instituição, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Samu.

 

Durante a solenidade, os participantes do concurso receberam certificados e medalhas. Já a estudante Emilly Vitória Rodrigues de Jesus, 11 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, levou para casa um tablet por conquistar o primeiro lugar.

 

O segundo lugar ficou com Maria Cecília Ribeiro, do Colégio Positivo, e o terceiro com Áquila Vitória dos Santos Silva, da Escola Estadual Professor Eduardo Almeida.

 

Juliana Nunes, representante da Coordenação Geral do Samu (enfermeira Beatriz Santana), destacou o impacto social do projeto.

 

“O PSE não só ensina procedimentos de primeiros socorros, mas forma cidadãos conscientes. As crianças saem das atividades sabendo como agir em situações de emergência e, mais importante, entendendo que um trote pode impedir o atendimento a quem realmente precisa”.