Geral

IMA participa de reunião sobre manejo adequado de jacarés em Arapiraca

Encontro é parte de execução do plano de manejo e as ações da Prefeitura de Arapiraca em relação ao aparecimento frequente de jacarés-de-papo-amarelo

Por Agência Alagoas 26/11/2025 17h05 - Atualizado em 26/11/2025 19h07
IMA participa de reunião sobre manejo adequado de jacarés em Arapiraca
Evento tinha intuito de firmar parcerias estratégicas para proteção da fauna silvestre e segurança da população - Foto: Ascom IMA

Kamilla Abely / Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) participou de uma reunião de alinhamento sobre o manejo da população de jacarés em Arapiraca. O evento promovido pela Superintendência de Meio Ambiente do município, nesta terça-feira (25), reuniu órgãos diversos com o intuito de firmar parcerias estratégicas para proteção da fauna silvestre e segurança da população.

 

A partir da Gerência de Fauna e Flora e da equipe de fiscalização, o IMA acompanha a execução do plano de manejo e as ações da Prefeitura de Arapiraca em relação ao aparecimento frequente de jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris e outras espécies nativas) em áreas do perímetro urbano da cidade, especialmente nas margens do Riacho Piauí.

 

“É importante que essas parcerias sejam firmadas para que os jacarés possam viver normalmente no seu habitat sem interferência humana. Uma iniciativa fundamental para a preservação da fauna silvestre e segurança da população”, explicou a assessora de fauna e flora, Bárbara Ferreira.

 

Além de discutir o plano de manejo, a reunião delimitou as competências de cada órgão envolvido direta ou indiretamente com o manejo, a fiscalização e a conservação da fauna, estabelecendo diretrizes para atuação colaborativa.

“A gente entende que o IMA é referência em manejo de fauna, gestão de biodiversidade e de unidade de conservação. O IMA é um ator fundamental para pensar essas estratégias conjuntas de manejo. Acredito que será uma parceria muito exitosa nesse e em outros projetos”, destacou o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Felipe Barbosa.

Na oportunidade, foram destacadas as competências do IMA/AL relacionadas à autorização do manejo de fauna silvestre, fiscalização e monitoramento das atividades propostas, além de contribuir com ações de educação ambiental em parceria com o município.