Geral
Secdef reconhece boas práticas de conselhos tutelares com prêmio José Edmilson de Souza
Marcelo Alves / Ascom Secdef
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) entregou na manhã desta quarta-feira (26) o Prêmio Professor José Edmilson de Souza para nove conselhos tutelares que desenvolveram projetos em prol de crianças e adolescentes. Foram agraciados os órgãos de proteção infantojuvenil dos municípios de Penedo, São Miguel dos Campos, Feliz Deserto, Matriz de Camaragibe, Piranhas, Craíbas, União dos Palmares, Igreja Nova e Messias.
Homenageado com a honraria “Voz da Cidadania pelas Infâncias e Adolescências”, o vice-governador Ronaldo Lessa ressaltou a importância do prêmio para valorização do trabalho desempenhado pelos conselheiros tutelares. “Toda a sociedade deveria ter clareza do papel importante dos conselheiros tutelares, que são responsáveis por zelar pelo bem-estar e pela proteção de crianças e adolescentes”, disse.
A secretária Tereza Nelma traçou o histórico da pioneira luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes e pela consolidação dos conselhos tutelares em Alagoas e em todo o país. “Essa trajetória inicia em Maceió na década de 1990 quando, junto a um grupo de outros defensores das causas de crianças e adolescentes, lutamos pela promoção e defesa dos direitos infantojuvenil. Como vereadora, contribui para estruturar e ampliar o número de conselhos tutelares no estado. Como deputada federal, institui em nível nacional o Prêmio José Edmilson de Souza”, ressaltou.
.jpeg)
O presidente do Fórum Estadual de Colegiados de Conselheiros Tutelares de Alagoas (Feacectal), Arquimedes Washington, destacou a iniciativa de Tereza Nelma em premiar, estimular e reconhecer publicamente os conselhos tutelares. “A secretária Tereza Nelma tem uma sensibilidade para a promoção e incentivo de políticas públicas em prol de crianças e adolescentes. E esse prêmio faz parte dessas ações que reconhecem o trabalho dos conselheiros tutelares”, destacou.
Prêmio José Edmilson De Souza
A premiação recebe o nome do professor e advogado José Edmilson de Souza, que dedicou sua trajetória de vida à defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ele fundou o Fórum Estadual Associado de conselheiros e ex-conselheiros tutelares de Alagoas e ainda foi membro fundador do Fórum Nacional Colegiado de Conselheiros Tutelares. O prêmio, que tem dimensão nacional, busca agraciar os conselhos tutelares que desenvolvem ações e boas práticas voltadas às crianças e adolescentes.
Confira os nove conselhos tutelares e os seus projetos contemplados com o Prêmio Professor José Edmilson de Souza:
Conselho tutelar de Penedo
Projeto integral no campo e na cidade: Criança e adolescente são nossa prioridade.
Conselho tutelar de São Miguel dos Campos
Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Conselho tutelar de Feliz Deserto
Rede que Protege: Fortalecendo Caminhos para a Infância Segurança
Conselho tutelar de Matriz de Camaragibe
Semaneca: Semana Alusiva ao Estatuto da Criança e do Adolescente
Conselho tutelar de Piranhas
Infância Livre: Educar, proteger e conscientizar para erradicar o trabalho infantil em
Conselho tutelar de Craíbas
A atuação da rede no combate à violência contra crianças e adolescentes
Conselho tutelar de União dos Palmares
União dos Palmares como símbolo de resistência e cidadania: avanços no uso do SIPIA no SGD
Conselho tutelar de Igreja Nova
Oficina: Proteger e brincar
Conselho tutelar de Messias
Segurança na Escola


