Geral
Abertas inscrições para a oficina de conservação de acervo bibliográfico em Alagoas
Evento gratuito vai ensinar técnicas de preservação de livros, revistas e documentos históricos

Conservar um acervo é um dos maiores desafios para quem administra uma biblioteca, seja ela de pequeno ou grande porte. Problemas com traças, cupins, mofos e outros ataques biológicos são algumas das principais dificuldades enfrentadas. Na próxima sexta-feira (24), será realizada uma oficina de conservação e restauro de acervos bibliográficos, abordando técnicas e soluções para esses problemas.
A oficina acontecerá na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, das 9h às 16h, e será conduzida por Mariana Marques, historiadora e conservadora-restauradora, e Daniel Z. Mussi, químico e conservador-restaurador. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link disponibilizado.
O projeto é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura (Minc), e executado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Segundo Mariana Marques, a oficina é destinada à conservação e restauração de acervos em papel, como livros, revistas e outros documentos.
“Ela será voltada para acervos celulósicos e também vamos distribuir algumas amostragens de papéis especiais utilizados na restauração”, explicou Mariana.
A especialista ainda destaca que a oficina não se limita a profissionais de bibliotecas, mas também é indicada para o público que tem interesse e deseja aprender a preservar seu acervo pessoal.
Serviço:
- O que: Oficina de conservação de acervo bibliográfico
- Quando: 24/10/2025
- Onde: Biblioteca Estadual Graciliano Ramos
- Valor: Gratuito
- Inscrições: Clique aqui para se inscrever
*Com informações da Assessoria
