Geral

Inclusão em Ação levou serviços gratuitos à AAPPE

Evento promoveu atendimentos de saúde, assistência social e serviços de cidadania para pessoas com deficiência, idosos e moradores da região

Por Secom Maceió 25/09/2025 12h12 - Atualizado em 25/09/2025 12h12
Inclusão em Ação levou serviços gratuitos à AAPPE
Atendimentos foram realizados na sede da AAPPE - Foto: Secom Maceió

Na última quarta-feira(24), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), em parceria com a AAPPE (Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais), promoveu mais uma edição da ação “Inclusão em Ação”, dentro do projeto Maceió Inclusiva.

O evento aconteceu na sede da AAPPE, no bairro da Jatiúca, e ofereceu uma série de serviços de saúde, assistência social e cidadania ao público presente.

Segundo Alice Geraldo, do setor de Ouvidoria da AAPPE, a escolha do local foi fundamental. “Aqui a gente oferece vários serviços e é um local com muito fluxo de atendimento de pacientes vulneráveis, que precisam dessa assistência. Trazer esse evento até eles facilita o acesso e garante que conheçam melhor os serviços ofertados.”

Entre os atendimentos, a população pode contar com nutricionista, fisioterapeuta, clínico geral, dentista, vacinação, aferição de glicose e pressão arterial, além de testes rápidos.

Na área de assistência social, o Cadastro Único(CadÚnico) foi uma das principais demandas, além de orientações sobre o BPC, Cartão Cria, Cartão do Idoso e CPTEA. A servidora Isadora Camila explicou a procura.

“A maior demanda é o CRIA, voltado para crianças de 0 a 5 anos. Muitas famílias precisam atualizar o cadastro do Bolsa Família e do NIS para ter acesso ao benefício", disse Camila.

As famílias que participaram destacaram a importância de ter esses serviços perto da comunidade. Aline Thaís Santos Souto, de 35 anos, foi se vacinar e levou o filho João Henrique, de 8 anos, para obter documentos e vacinas.

“Muitas vezes a gente não tem acesso nem ao posto, porque é muito cheio. Aqui ficou bem mais fácil. Eu vou conseguir a carteirinha do Vamo e a do TEA para o meu filho. Achei maravilhoso”, contou Aline.

Já Joselene da Silva Valentim, de 41 anos, mãe de Gael Davi, de 6 anos, destacou a praticidade que a ação proporciona.

“Vim fazer a carteirinha do CPTEA para meu filho. Essa ação é muito importante. Se fosse por fora, ia demorar muito mais para conseguir”, ressaltou.

Para a assessora da Semuc, Renata Melo, a proposta do evento é justamente aproximar os serviços do público. “Sabemos da dificuldade que as famílias têm para adaptar a rotina. Por isso levamos os serviços até onde elas já estão, como aqui na AAPPE, onde as crianças fazem terapia. Hoje, a maior procura foi pelo CadÚnico e pelo Cordão de Girassol”, destacou Renata.

A coordenadora da pasta PCD da Semuc, Laura Bezerra, reforçou o caráter inclusivo da ação e disse que a ideia é reunir serviços de saúde, assistência e cidadania em um só lugar, facilitando a vida das famílias. "Muitas mães não conseguem resolver tudo em diferentes bairros no mesmo dia, e aqui conseguimos zerar demandas reprimidas”, afirmou Laura.

Na área da vacinação, a assessora de saúde Elisângela Lemos destacou que a atualização do cartão vacinal foi bastante procurada, ressaltando que o objetivo é prevenir e atualizar as vacinas de crianças e adultos. Segundo ela, normalmente a demanda é equilibrada entre os dois públicos.

"Nessas ações, sempre conseguimos alcançar quem estava com o cartão atrasado. A vacinação foi trazida pela Secretaria de Saúde, que é uma das parceiras aqui no Inclusão em Ação", explicou.