Geral

Primavera: Nordeste enfrenta seca no interior, mas Alagoas tem expectativa de chuva dentro da média

No litoral nordestino, que inclui Alagoas e Pernambuco, os volumes de chuva devem ficar dentro da média ou até ligeiramente acima do esperado

Por Redação* 22/09/2025 10h10 - Atualizado em 22/09/2025 11h11
Primavera: Nordeste enfrenta seca no interior, mas Alagoas tem expectativa de chuva dentro da média
Primavera chega e com ela os ipês que trazem cor para as cidades brasileiras - Foto: Chico Rasta / MTur

A primavera começa oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22), e, junto com a chegada da nova estação, Alagoas e outras partes do Brasil começam a sentir os efeitos de uma frente fria que se aproxima. Esse sistema climático é impulsionado por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, que promete trazer instabilidade para diversas regiões do país.

Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica causadores de mudanças climáticas em grande escala. Eles se formam a partir do contraste entre massas de ar quente e frio, sendo mais comuns em latitudes médias, como o Atlântico Sul, e podem gerar uma série de condições meteorológicas adversas, como chuvas fortes e ventos intensos.

Em Maceió, a capital alagoana, as temperaturas nesta segunda-feira variam entre 23°C e 28°C. O dia é marcado por pancadas rápidas de chuva pela manhã, seguidas por uma tarde nublada. Embora o tempo de terça-feira (23) apresente uma melhora com a abertura do sol, a previsão é de que a chuva retorne com mais intensidade na quarta-feira (24), trazendo mais instabilidade para o estado.

A Climatempo alerta que o sistema de ciclone extratropical afetará diversas áreas do Brasil, especialmente as regiões Norte, Nordeste e Sudeste, com instabilidade geral. No Nordeste, áreas do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia deverão registrar chuvas abaixo da média, prolongando a sensação de tempo seco no interior.

No entanto, no litoral nordestino, que inclui Alagoas e Pernambuco, os volumes de chuva devem ficar dentro da média ou até ligeiramente acima do esperado, aliviando um pouco a aridez que vem marcando os últimos meses. A previsão para a região é de um clima mais ameno em comparação com outras áreas do interior do estado, com o calor ainda sendo um destaque. Os picos de calor, no entanto, tendem a ser mais intensos no sudoeste do Maranhão.

Previsão para os próximos dias em Maceió:

Segunda-feira (22): Temperaturas entre 23°C e 28°C, com pancadas rápidas de chuva durante a manhã e tarde nublada.

Terça-feira (23): O tempo abre mais, com temperaturas amenas, mas ainda com possibilidade de instabilidade.

Quarta-feira (24): Chuva retorna com força, especialmente à tarde, trazendo mais nebulosidade para a região.

*Com informações do G1