Geral
Bar se posiciona após denúncia de racismo e acusação de furto em Maceió
Em nota, a empresa informou que o colaborador que aparece no vídeo foi afastado de sua funções

O bar onde foi registrado o caso de racismo e acusação injusta de furto, em Maceió, divulgou, nesta quinta-feira (4), uma nota de esclarecimento sobre o episódio.
Segundo a empresa, o colaborador que aparece no vídeo foi afastado de suas funções e o caso está sendo apurado.
Em nota, o representante do bar também informou que o local é um espaço que nasceu e se mantém na periferia da zona sul da cidade, destacando que o local não compactua com qualquer tipo de discriminação ou atitude racista.
O episódio aconteceu na última segunda-feira (1º), no Prado, bairro da parte baixa de Maceió onde está localizado o estabelecimento. Um casal gravou a situação e publicou o vídeo nas redes sociais.
Nas imagens, é possível acompanhar o relato do casal e algumas cenas em que cinco pessoas o acusam de furto. De acordo com a vítima que aparece no vídeo, quatro homens cercaram a mesa em que o casal estava e exigiram que abrisse a bolsa da jovem.
Ela, no entanto, se recusou a abrir a bolsa e pediu ajuda em voz alta para chamar a atenção de outras pessoas, mas não recebeu apoio de ninguém.
Após o constragimento, a vítima abriu o objeto e mostrou que carregava apenas seu material escolar.
O caso foi denunciado e será levado às autoridades com apoio do Instituto de Estudos e Pesquisas Afro-Alagoano e das Diásporas (INEG-AL).
Veja abaixo a nota do bar na íntegra:
O Bombar vem a público se manifestar sobre o episódio lamentável ocorrido recentemente no estabelecimento. Inicialmente, queremos expressar nosso mais profundo pedido de desculpas às pessoas diretamente envolvidas e a todos os nossos clientes, amigos e frequentadores. Sentimos muito por qualquer dor ou desconforto causado.
Informamos que o colaborador apontado no vídeo foi afastado imediatamente de suas funções, e estamos apurando com rigor todos os detalhes do ocorrido para que as medidas cabíveis sejam tomadas com a máxima responsabilidade.
Ressaltamos que, em mais de 11 anos de atuação, esse foi um fato totalmente isolado em nossa história e queremos deixar claro que não compactuamos, jamais compactuaremos, nem toleraremos qualquer tipo de discriminação ou atitude racista em nosso ambiente.
Nosso compromisso sempre foi e continuará sendo com o respeito, a inclusão e a promoção de um espaço seguro e acolhedor para todos que admiram e fazem parte da cena cultural local. Vamos investir em ações de sensibilização e capacitação de nossa equipe, para que episódios como este nunca mais se repitam.
Agradecemos a todos que confiam em nosso trabalho e permanecem ao nosso lado. Seguimos abertos ao diálogo e comprometidos com a construção de um ambiente verdadeiramente diverso e respeitoso.
O Bombar é um espaço que nasceu e se mantém na periferia da zona sul de nossa cidade com o propósito de ser um lugar de encontro, diversidade e inclusão. Nossa trajetória sempre foi construída em diálogo com diferentes grupos sociais, culturais e artísticos, sem jamais adotar práticas de repressão ou discriminação contra qualquer pessoa, seja por raça, gênero, orientação sexual ou pertencimento a minorias.
Reiteramos nosso compromisso de acolher e apoiar o casal envolvido neste episódio.
Seguiremos firmes em nosso propósito: ser um espaço de convivência, respeito e celebração da diversidade, sempre aberto para todos.
Maceió - AL, 04 de setembro de 2025.
