Geral

Espaço Trans do HUPAA-Ufal inicia dispensação de hormônios

Serão distribuídos hormônios femininos e masculinos para pessoas atendidas pelo serviço

Por Assessoria 20/08/2025 14h02
Espaço Trans do HUPAA-Ufal inicia dispensação de hormônios
A iniciativa visa atender a demanda desses hormônios para quem passa pelo processo de transição de gênero - Foto: Blenda Machado

Inaugurado em agosto de 2021, o Espaço Trans do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), vinculado à Universidade Federal de Alagoas deu início esta semana ao serviço de dispensação de hormônios para pessoas trans atendidas no setor. A iniciativa visa atender a demanda desses hormônios para quem passa pelo processo de transição de gênero. O HUPAA é uma unidade vinculada a rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a expectativa de vida da população trans no Brasil é de 35 anos em média. É um público que vive à margem da sociedade, com poucas oportunidades de emprego, escolaridade, moradia, etc. Facilitar esse acesso para a população trans via SUS, de forma gratuita, é importante pelos benefícios, tanto no perfil sociodemográfico como na saúde física e mental destas pessoas”, destaca a endocrinologista do Espaço Trans do HUPAA, Izabelle Cahet.

A conquista desse serviço foi uma luta dos usuários e usuárias trans de Alagoas, com apoio da Ufal e dos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Para as mulheres trans e não binários com identidade feminina, será fornecido o valerato de estradiol 2 mg, e para homens trans e não binários com identidade masculina, o undecilato de testosterona 250 mg/mL. Para ter acesso aos hormônios, a orientação é procurar o Espaço Trans do HUPAA das 8h às 12h, às terças e quintas, tendo em mãos o cartão do Espaço Trans, receita médica atualizada e cartão SUS.

“Temos uma satisfação imensa de esse projeto ter tido origem na Universidade Federal de Alagoas, dentro do HU. O HUPAA é um dos hospitais mais inclusivos de Alagoas, não apenas oferecendo a linha de cuidado trans, como também atendendo povos indígenas, temos movimentos negros atuando dentro do hospital. Queremos sempre tratar as pessoas da melhor forma dentro da rede Ebserh, dentro do SUS. Acreditamos muito no serviço público de qualidade e é nosso papel tratarmos todos os públicos com equidade, com dignidade e sem preconceitos”, comentou o superintendente do HUPAA, Célio Rodrigues.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.