Geral

Com 12 anos, astrônoma alagoana tem asteroide batizado com seu nome

Nicole Oliveira Semião é internacionalmente reconhecida e realiza divulgações cientificas

Por Redação* 15/08/2025 13h01 - Atualizado em 15/08/2025 13h01
Com 12 anos, astrônoma alagoana tem asteroide batizado com seu nome
Asteroide recebe nome de 'Nicolinha' em homenagem à astrônoma alagoana - Foto: Arquivo pessoal

O asteroide 292352 (2006 SU218), localizado entre Marte e Júpiter, foi nomeado com o nome de uma astrônoma amadora alagoana Nicole Oliveira Semião, conhecida como Nicolinha, que tem apenas 12 anos. O objeto espacial foi descoberto em 2006 pelo diretor do Instituto de Pesquisa Astronômica, Robert Holmes Jr, que decidiu prestar a homenagem.

Com oito anos, Nicole ganhou reconhecimento internacional como a astrônoma e caçadora de asteroides mais jovem do mundo, conforme revistas especializadas. Além disso, é uma das 100 crianças prodígios de 2025, seleção do Global Child Prodigy Awards, repetindo a conquista que teve em 2022.

A garota também realiza divulgações científicas, ensinando crianças e adolescentes sobre astronomia e as dimensões do espaço. Ela acumula milhares de seguidores nas redes sociais, interessados em seu trabalho de divulgação.

De acordo com os pais, o interesse de Nicole pelo espaço iniciou ainda na infância. Ela desde os dois anos, corria para observar a lua sempre que faltava energia, com quatro pediu para trocar a festa de aniversário por um telescópio. A família se esforçou para conseguir o equipamento, realizando várias rifas e vaquinhas, para apoiar o sonho da filha e reconhecendo seus atos pioneiros na ciência infantil.

Nicolinha, com seis anos, concluiu o curso de Iniciação à Astronomia no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), começando a sua trajetória de dedicação e destaque no estudo do espaço.

*Com informações do Jornal Extra