Geral
Violência policial: vídeo desmente versão de PMs sobre morte de alagoano em SP
Jeferson de Souza, um homem em situação de rua oriundo de Alagoas, foi executado durante uma abordagem policial em São Paulo

Imagens de câmeras corporais revelaram que Jeferson de Souza, um homem em situação de rua oriundo de Alagoas, foi executado durante uma abordagem policial em São Paulo. O crime ocorreu no dia 13 de junho, sob o Viaduto 25 de Março, e expôs a brutalidade dos dois policiais militares da Força Tática.
Os policiais, um tenente e um soldado, afirmaram que Jeferson teria tentado tomar a arma de um dos agentes, o que teria motivado os disparos. No entanto, os vídeos contradizem essa alegação, mostrando a vítima desarmada, encurralada e em lágrimas, com as mãos para trás, quando foi executada com três tiros de fuzil: na cabeça, no tórax e no braço.
Após ser levado até uma pilastra, Jeferson foi interrogado enquanto permanecia sentado. Em um dado momento, o soldado cobriu a lente da câmera corporal, e, segundos depois, a vítima aparece já morta. Essa sequência de imagens desmente completamente a versão dos policiais.
Desde julho, ambos os policiais estão detidos no Presídio Militar Romão Gomes e enfrentam acusações de homicídio doloso, falsidade ideológica e obstrução de Justiça. Para o Ministério Público, o crime foi motivado por “razões torpes” e ocorreu em um “absoluto desprezo pela vida humana e pela vulnerabilidade da vítima”.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo classificou o ocorrido como “inaceitável” e “vergonhoso”, e a Corregedoria da PM continua investigando o caso.
