Geral
Frente fria avança pelo país e traz risco de chuvas intensas para Alagoas
Sistema deve provocar acumulados de até 100 mm no fim de semana e queda de temperatura no estado

A frente fria que atravessou o centro-sul do país nos últimos dias segue em avanço e deve atingir de forma abrangente áreas do Nordeste, incluindo Alagoas, com previsão de chuvas intensas e queda de temperatura. A informação é do site Tempo.com, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Segundo a previsão, o sistema alcançará os estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, provocando fortes pancadas de chuva, especialmente no fim de semana. Essa será a frente fria mais intensa registrada em julho, com abrangência sobre grande parte do território nacional, o que inclui a região Nordeste — cenário que não tem sido comum nos últimos anos.
Na quarta-feira (30), a frente fria já alcançava o sul da Bahia, com registros de chuva na região de Porto Seguro. Ao longo da quinta-feira (31), o sistema avança para o norte, atingindo cidades como Canavieiras, Ilhéus, Itacaré e, até o fim do dia, Salvador.
Na sexta-feira (1º), a interação da frente fria com o transporte de umidade oceânica deve gerar um fenômeno conhecido como “rio atmosférico”, capaz de intensificar a formação de nuvens carregadas. As áreas mais afetadas incluem a região metropolitana de Salvador, o centro-norte da Bahia, Sergipe e Alagoas.
Acumulados podem causar transtornos
Entre sábado (2) e domingo (3), o fenômeno ganha força e amplia a instabilidade sobre o leste do Nordeste. Os estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco estão sob risco de acumulados de chuva de até 100 mm por dia, com possibilidade de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos em áreas urbanas e litorâneas.
A partir da próxima semana, o sistema tende a perder força, mas a instabilidade continuará presente. Chuvas fracas e nuvens carregadas devem persistir ao longo do litoral nordestino durante o mês de agosto.
