Geral

Movimentos ocupam superintendência do Incra no Centro de Maceió

Mobilização faz parte da Semana Camponesa e cobra avanço da Reforma Agrária e políticas públicas para assentamentos

Por Redação* 22/07/2025 17h05
Movimentos ocupam superintendência do Incra no Centro de Maceió
Movimentos ocupam superintendência do Incra no Centro de Maceió - Foto: Assessoria

Integrantes de diversos movimentos do campo ocuparam na tarde desta terça-feira (22) a sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Centro de Maceió. A ocupação integra a Semana Camponesa, ação nacional que busca pressionar o governo pelo avanço da Reforma Agrária e políticas públicas voltadas às famílias assentadas.

Participam da mobilização a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Social de Luta (MSL), Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Terra Livre e Movimento Via do Trabalho (MVT). Segundo o MST, cerca de duas mil pessoas participam da ação em Maceió.

Os manifestantes reivindicam regularização fundiária, criação de novos assentamentos, fortalecimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e mais investimentos públicos para produção de alimentos, reafirmando a Reforma Agrária como política essencial para a soberania nacional.

Sob o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular”, a mobilização ocorre simultaneamente em diversos estados e pretende abrir diálogo com a sociedade e com o poder público sobre as pautas do campo.

Com assessoria.