Geral
Vacinação contra HPV é retomada nas escolas municipais de Maceió
Campanha tem como foco crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e busca ampliar cobertura vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió iniciou, nesta segunda-feira (21), a vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos matriculados na rede pública de ensino. A ação faz parte da estratégia de prevenção e controle de doenças relacionadas ao papilomavírus humano, incluindo cânceres e verrugas genitais.
A vacina, que integra o calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014, protege contra quatro tipos do vírus (6, 11, 16 e 18). Em rotina, é aplicada em dose única para o público-alvo definido, sendo também recomendada para adolescentes de 15 a 19 anos que não tenham registro de vacinação anterior.
A gerente de imunização da SMS, Eunice Amorim, informou que, até setembro, as escolas com estudantes nessa faixa etária receberão ações intensificadas de vacinação, com aviso prévio aos responsáveis para apresentação do cartão vacinal. “Adolescentes sem nenhuma dose anterior receberão uma única dose. Já as gestantes devem aguardar o pós-parto para vacinação”, explicou.
Além das escolas, as unidades básicas de saúde e pontos fixos de vacinação continuam oferecendo a dose para esse público. Pessoas com condições específicas de saúde, como imunossuprimidos, pacientes oncológicos, usuários de PrEP, vítimas de violência sexual e diagnosticados com Papilomatose Respiratória Recorrente, também têm direito à vacina mediante prescrição médica.
Grupos prioritários especiais incluem:
Imunodeprimidos de 9 a 45 anos (por doenças ou tratamentos);
Pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (CID B97.7);
Usuários de PrEP contra HIV/Aids (CID Z20.6);
Vítimas de abuso sexual, de 9 a 45 anos.
A campanha segue até o dia 22 de setembro.
Com agências.
