Agro
Inicia em janeiro o período de vazio sanitário na produção de soja em Alagoas
Proibição do plantio, que serve para interromper o ciclo reprodutivo do fungo causador da ferrugem asiática da soja, se estenderá por 90 dias, com término previsto para 10 de abril
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que, a partir de 10 de janeiro, terá início o período do vazio sanitário da cultura da soja em todo o estado. A proibição do plantio se estenderá por 90 dias, com término previsto para 10 de abril.
A medida tem como objetivo interromper o ciclo reprodutivo do fungo causador da ferrugem asiática da soja, atuando na prevenção e redução da incidência da praga no plantio seguinte.
Segundo o Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, a restrição vale para todas as regiões de Alagoas, com atenção especial às áreas produtoras. Durante os três meses do vazio sanitário, não será permitido o cultivo de soja nem a presença de plantas voluntárias, incluindo qualquer tipo de semeadura.
A Portaria nº 306 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que instituiu o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, visa fortalecer o sistema produtivo da cultura no país, por meio de ações estratégicas de defesa sanitária vegetal, com suporte da pesquisa e da assistência técnica para controle e prevenção da praga.


