Geral
Documentário 'Ainda há moradores aqui', sobre o crime da Braskem, estreia em Brasília
Película conta história do rompimento da mina de sal que atingiu mais de 14 mil imóveis de cinco diferentes bairros de Maceió

Nesta segunda-feira, 23, estreiou em Brasília, o documentário Ainda há moradores aqui, longa-metragem independente com direção de Tiago Rodrigues que retrata a tragédia da Braskem, ocorrida em março de 2018 em Maceió.
Ainda há moradores aqui retrata as consequências do desastre causado pela mineradora Braskem sob a óptica das próprias vítimas. O documentário mostra o papel de resistência dos afetados e denuncia o silêncio dos órgãos responsáveis. A intenção do diretor da obra é impedir que a história seja esquecida.
O longa-metragem apresenta as consequências trágicas da exploração desenfreada promovida pela mineradora Braskem no subsolo da capital alagoana.
O documentário, que tem duração de 42 minutos e 34 segundos, reúne uma série de entrevistas com lideranças comunitárias, autoridades, pesquisadores e ambientalistas, além de depoimentos das pessoas afetadas que relatam o trauma emocional e a incerteza sobre o futuro.
“A população de cinco bairros foi removida de suas moradias onde viviam há décadas. Essa história precisava ser contada para seguir viva, para que não caia no esquecimento. Esse também é o papel do cinema: ser retrato, ser denúncia, ser memória”, destaca o diretor do documentário, Tiago Rodrigues.
