Geral
Chuvas destroem abrigo e deixam mais de 130 animais em situação de risco em Maceió
Protetora pede doações após estrutura colapsar; cães e gatos foram levados para casa improvisada

As fortes chuvas que atingiram Maceió nos últimos dias destruíram grande parte da estrutura do abrigo Recanto do Faísca, no bairro Riacho Doce, colocando em risco mais de 130 animais sob os cuidados da protetora Elza Sarmento. O local, que abrigava cães e gatos em situação de vulnerabilidade, ficou tomado por lama e destroços, deixando os animais sem condições adequadas de abrigo.
Diante da destruição, Elza transferiu os animais para sua própria casa, que fica ao lado do abrigo. O imóvel, no entanto, é pequeno e não comporta todos os bichos de maneira segura. “Não tem como todos ficarem lá, é um lugar muito pequeno e sem condições para todos viverem”, explicou.
Segundo a protetora, são necessários cerca de 25 quilos de ração por dia para alimentar os cães com uma única refeição. Para duas refeições diárias, o consumo dobra. Já para os gatos, a demanda semanal é de 25 quilos de alimento.
“O abrigo já enfrentava dificuldades antes das chuvas. Agora, desabou tudo. Os cães estão nas ruas, os telhados cederam com a queda de árvores... é uma situação muito difícil”, relatou Elza.
Ela também relembrou que deixou uma vida estável no Rio de Janeiro para se dedicar à causa animal em Alagoas. O abrigo é legalizado e está regularizado, segundo a responsável.
Elza pede doações de materiais de construção, alimentos e itens básicos como toalhas, bacias, medicamentos e roupas de cama. Doações podem ser feitas por Pix, com a chave (82) 99839-0167. Mais informações estão disponíveis no perfil do Instagram @recanto_do_faisca_.
