Geral
Peixe-boi é encontrado com marcas de golpes de facão, no Pontal do Peba
Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o animal nadando próximo à faixa de areia enquanto é tocado por banhistas

Um peixe-boi-marinho resgatado e tratado menos de um mês atrás pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi avistado nesta quinta-feira (22) na região do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, no interior de Alagoas.
Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o animal nadando próximo à faixa de areia enquanto é tocado por banhistas. Segundo o biólogo e presidente do Instituto Biota de Conservação, Bruno Stefanis, a prática registrada no vídeo configura molestamento ao animal silvestre, conforme prevê a Resolução Cepram, e pode ser considerada uma infração ambiental.
O animal apresenta ferimentos causados por arma branca e uma cicatriz no dorso, motivo de seu resgate anterior. O órgão reforça que, embora o animal esteja em ambiente natural, ele continua em processo de readaptação por meio de monitoramento e proteção.
O Biota orienta a população que, ao avistar um peixe-boi-marinho, é importante manter distância, evitar o contato físico, evitar barulhos e movimentos bruscos, além de não utilizar embarcações motorizadas próximas para garantir tanto a segurança do animal quanto das pessoas. Casos de avistamento devem ser comunicados aos órgãos ambientais competentes.
