Geral
Ônibus que caiu na Serra da Barriga será içado com guindastes para viabilizar nova perícia
Retirada do veículo deve permitir análise técnica mais detalhada sobre as causas do acidente, segundo o Instituto de Criminalística

A retirada do ônibus que caiu na Serra da Barriga, em União dos Palmares, em novembro de 2023, será realizada por meio de içamento com dois guindastes de grande porte. A medida foi definida como a mais segura durante reunião realizada nesta quarta-feira (21), no Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER).
A operação atende a demandas ambientais, já que o veículo permanece em área de mata, e técnicas, uma vez que a perícia precisa acessar peças específicas do ônibus para elaborar um laudo mais completo sobre as causas do acidente.
De acordo com o perito criminal Nivaldo Cantuária, chefe de Identificação Veicular do Instituto de Criminalística, a opção pelo içamento busca preservar o máximo possível da estrutura do veículo e reduzir riscos à população da região.
“O meio mais seguro, tanto para os trabalhadores quanto para os moradores, é o içamento. Ele deve ser feito com dois guindastes de grande porte. A ideia é desvirar o ônibus e tracioná-lo até o alto da serra”, afirmou.
A ação ainda não tem data definida, pois dependerá da contratação de empresa especializada, que será feita pelo DER, em conformidade com os trâmites legais.
